DestaquePalmela
Em Destaque

Trabalhadores do parque da Autoeuropa convocam GREVE para exigir reconhecimento do desgaste rápido

Mais de mil trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa marcaram um dia de greve e uma concentração no parlamento para exigir o reconhecimento do desgaste rápido na indústria automóvel. A decisão surge no âmbito de uma petição com mais de 13 mil assinaturas, que será discutida na Assembleia da República.

Mais de mil trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa, em Palmela, decidiram avançar para a greve, reivindicando melhores condições laborais e o reconhecimento oficial do desgaste rápido na indústria automóvel. A paragem está agendada para o dia em que a Assembleia da República debaterá uma petição com mais de 13 mil assinaturas, entregue pela FIEQUIMETAL, que exige alterações legislativas sobre esta realidade.

A decisão foi tomada em plenários realizados pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul), esta semana, nos quais se discutiram também as reivindicações para 2025. Entre as principais exigências dos trabalhadores, destaca-se o acesso à reforma antecipada para quem tem 55 anos e 20 anos de turnos, sem penalizações, e melhores condições para os profissionais que trabalham em regime de turnos e noturno.

O SITE-Sul sublinha ainda a necessidade de as administrações das empresas assumirem responsabilidades na recolocação dos trabalhadores com doenças profissionais e restrições médicas, garantindo sempre a segurança no emprego. Outro ponto essencial é a exigência de aumentos salariais extraordinários em 2025, para acompanhar a escalada do custo de vida.

A indústria automóvel é uma das mais exigentes a nível físico, com turnos prolongados e tarefas repetitivas resultantes em elevado desgaste físico dos trabalhadores. O reconhecimento oficial desta realidade poderia traduzir-se em benefícios previdenciários, como reformas mais cedo e compensações por condições adversas de trabalho.

A concentração dos trabalhadores junto ao parlamento pretende pressionar os deputados a darem um passo concreto neste reconhecimento, numa luta que tem ganhado força nos últimos anos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito