DestaqueMobilidade

Trabalhadores da Transtejo em greve durante Jornadas Mundiais da Juventude

Trabalhadores da Transtejo regressam à greve

As organizações sindicais dos trabalhadores na Transtejo aprovaram a realização de uma greve de três horas por turno, por categorias profissionais nos dias 3, 4, 5 e 6 de Agosto, durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa.

A decisão saiu do plenário que decorreu na tarde desta quarta-feira em Cacilhas, e no qual os trabalhadores apresentaram ainda a proposta da harmonização dos Acordos de Empresa da Transtejo e da Soflusa, que vai permitir igualar os salários e subsídios aos trabalhadores das duas empresas, documento que será apresentado na próxima semana aos ministros dos Transportes e das Finanças.

Na lista de reivindicações à TT/SL está o não pagamento (consoante a tabela) das horas extras/nocturnas/folgas não gozadas, em atraso nalguns casos há trinta anos.

Embora tenham direito a receber estes valores, sabe o Diário do Distrito que alguns trabalhadores não podem avançar com as respectivas ações judiciais porque a empresa não disponibiliza os recibos para consulta.

Os sindicatos exigem ainda o pagamento de subsídio de transporte para os tripulantes que cumpram determinados horários; aumento de diuturnidades (actualmente realizados de 4 em 4 anos) para anuidades; e que os subsídios de serviço de catamarã passem a ser integrados no salário a partir de novembro.

No plenário foi ainda debatido o facto de a empresa não cumprir a obrigação de garantir 40 horas de formação profissional aos funcionários, nem o pagamento desta quando o funcionário recorrer a formação profissional externa.

A Transtejo tem agora até dia 12 de julho para responder às reivindicações dos trabalhadores e assim evitar a greve prevista para os dias de um dos maiores eventos que Portugal recebeu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito