
Protesto da Teijin no complexo da Autoeuropa, após despedimento coletivo
Os trabalhadores da Teijin Automotive Technologies, instalada no complexo industrial da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, realizarão esta sexta-feira (10) um plenário de protesto contra o processo de despedimento coletivo anunciado pela administração da empresa.
Segundo o SITE-Sul, que representa os trabalhadores, a decisão surge após a rescisão de todos os contratos a termo certo e incerto. Esta é uma situação que o sindicato considera injustificada e incoerente com a realidade produtiva da unidade.
Empresa prepara novos projetos para 2026
A estrutura sindical sublinha, contudo, que a Teijin atravessou um período menos favorável devido à flutuação do mercado automóvel. No entanto, lembra que existem já vários projetos novos com arranque previsto para o final deste mês e desenvolvimento durante o ano de 2026.
Nesse contexto, os trabalhadores contestam igualmente a necessidade do despedimento coletivo. Eles defendem que a empresa irá precisar precisamente desses trabalhadores para cumprir os novos contratos de produção.
“Nenhum dos argumentos transmitidos tem a veracidade e coerência necessárias”
Ademais, a direção do SITE-Sul acusa a administração da Teijin de não apresentar motivos claros nem convincentes para justificar o processo. Ou seja, consideram que “nenhum dos argumentos transmitidos tem a veracidade e coerência necessárias”. Além disso, a medida “parece ter segundas intenções, alheias à sustentabilidade financeira da empresa”.
O plenário de protesto decorrerá junto à entrada principal da Teijin Palmela, entre as 10h30 e as 12h30 de 10 de outubro, no interior do completo industrial da Autoeuropa. Assim, coincidirá com a reunião formal sobre o despedimento coletivo, sendo uma ação que pretenderá demonstrar “união e solidariedade entre colegas”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







