AgendaAtualidadeSetúbal

Trabalhadores da Inditex em Setúbal marcam greve para 17 de abril

Funcionários do grupo multinacional protestam contra o não cumprimento do Contrato Coletivo de Trabalho, exigindo o pagamento justo de domingos e feriados.

Os trabalhadores do grupo Inditex (ITX) no distrito de Setúbal vão realizar uma greve no próximo dia 17 de abril, em protesto contra-alegadas irregularidades no pagamento de trabalho aos domingos e feriados, bem como outras violações laborais. O piquete de greve terá lugar no Almada Fórum, entre as 10h e as 11h.

De acordo com os trabalhadores, a empresa não está a cumprir com o Contrato Coletivo de Trabalho do Comércio Retalhista da região, nomeadamente no que diz respeito ao subsídio de domingo, que deve corresponder a 20% do salário mensal, independentemente do número de domingos trabalhados. Contudo, a ITX estará a dividir este valor pelos domingos do mês, o que é considerado ilegal.

Relativamente ao trabalho em feriados, a empresa é acusada de pagar apenas 1,5 vezes o valor-hora, quando deveria pagar 2,5 vezes, como estipulado na legislação. Esta prática representa, segundo os funcionários, uma perda direta de uma hora de pagamento por cada hora trabalhada nesses dias.

Os trabalhadores denunciam ainda entraves na marcação de férias e metas irrealistas impostas para atribuição de prémios, fatores que agravam o clima laboral.

O protesto pretende chamar a atenção pública e exigir à empresa o cumprimento integral dos direitos laborais. A organização apela à solidariedade dos clientes e da comunidade local, reforçando a importância da mobilização para garantir condições de trabalho dignas.

Para mais informações, os interessados podem contactar a representante Ana Cruz através do número 961 129 105.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Na Setpão, há funcionários com mais de 30 anos de casa, que Sempre ganharam cerca de 200€ acima do ordenado mínimo, e com a falta de atualização dos ordenados, estão todos a ganhar o ordenado mínimo, independentemente da categoria e experiência profissional. É uma vergonha e humilhação!!