Trabalhadores da alimentação, agricultura, limpezas e hotelaria em greve
Greve pode afectar vários serviços
A FESAHT – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal apresentou um pré-aviso de greve para o dia 9 de novembro, em todo o território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A greve abrange todos os trabalhadores que que exercem actividade na indústria da agricultura, alimentação, bebidas, tabacos, silvicultura, florestas, hiper’s, e supermercados, empresas de prestação de serviços de limpezas e actividades similares, hotelaria, turismo, restaurantes, cafés, pastelaria e similares, cantinas e refeitórios, em entidades privadas e públicas.
Além destes, estão também abrangidos os trabalhadores de fábricas de refeições e de panificação, resíduos, centrais de contacto, ensino particular e cooperativos, instituições particulares de solidariedade social.
A greve, marcada para 9 de novembro, durante todo o período de trabalho em todas as empresas representadas pela Federação, para permitir a participação na manifestação nacional promovida pela CGTP-IN em Lisboa e no Porto.
Os trabalhadores reivindicam «o aumento geral dos salários e pensões, contra o aumento do custo de vida, pela revogação da legislação laboral, e pelo fim da precariedade com passagem imediata aos quadros de efectivos de todos os trabalhadores com vínculo precário».
As exigências passam ainda por «25 dias úteis de férias sem penalizações, e a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais».
Durante o período de greve, ficam assegurados os serviços mínimos de refeições, designadamente as geriátricas aos doentes acamados e aos serviços mínimos, nas lavandarias para lavagem de roupas para serviços de urgência, para necessidades impreteríveis, assim como ficam asseguradas a segurança de equipamento e bens.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito