DestaqueDistrito de Lisboa
Em Destaque

Tomarense brilha com homenagem a Zé Pedro dos Xutos em Lisboa — Estatuto de génio para Pedro Barbosa?

Tomar cunha estátua de Zé Pedro dos Xutos e Pontapés.

Uma estátua de Zé Pedro, o icónico guitarrista dos Xutos & Pontapés, foi inaugurada ontem no Jardim dos Olivais, em Lisboa. A obra, assinada pelo artista tomarense Pedro Barbosa, atualmente radicado no Porto, é já um marco cultural na cidade, celebrando um dos maiores símbolos do rock português.

Pedro Barbosa, natural de Tomar, recebeu elogios pelo detalhe e expressão que conseguiu capturar na peça, solidificando ainda mais a sua posição como um dos artistas plásticos mais promissores do país. A escultura, que tem atraído curiosos e fãs da banda, é também um tributo à memória de Zé Pedro, falecido em 2017, mas eternizado como uma lenda da música portuguesa.

O impacto da obra vai além de Lisboa. Tomar está em conversas para acolher um futuro projeto de Pedro Barbosa, fortalecendo a ligação entre a cidade e o seu talentoso conterrâneo. Esta iniciativa surge como uma oportunidade para destacar a riqueza cultural tomarense e valorizar o trabalho de artistas locais em contextos nacionais e internacionais.

A estátua, localizada numa área de grande visibilidade no Jardim dos Olivais, promete tornar-se um ponto de visita obrigatório para fãs dos Xutos e admiradores da arte contemporânea.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito