DestaquePalmela
Em Destaque

Tomada de Posse em Palmela: Nova liderança aposta no futuro sustentável do concelho

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais de Palmela, realizada a 3 de novembro, marcou o início do mandato 2025–2029. O evento, que homenageou os antigos eleitos e deu início a novos compromissos, destacou a aposta no desenvolvimento sustentável e na inovação.

O Cine-Teatro São João, em Palmela, acolheu a 3 de novembro a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais para o mandato de 2025–2029. A sessão foi marcada pela presença de diversos eleitos locais, membros das juntas de freguesia e da população que lotou a sala.

A cerimónia iniciou com um momento musical com músicos da região, a sessão da noite iniciou-se com a homenagem aos antigos membros da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. Destacam-se as figuras de Álvaro Amaro, presidente cessante da Câmara Municipal, Julieta da Fonseca Rodrigues e Luís Miguel Calha, antigos vereadores. 

Momento em que Álvaro Amaro tenta abraçar o vice-presidente cessante e o autarca nega abraço

Aqui um momento tenso entre o presidente cessante e o vice-presidente e vereador também cessante, episódio que não passou ao lado de todos os que estavam na sala sendo registado pelas objetivas na sala. Quanto Luís Miguel Calha é chamado ao palco para receber a placa de homenagem, recusou o abraço que Álvaro Amaro queria dar-lhe, conseguindo-se ver a tensão que existe entre os dois e as mágoas que pairam no ar.

Após homenageados os autarcas cessantes, deu-se de seguida a chamada dos novos membros da Assembleia Municipal que vão compor este órgão fiscalizador entre 2025/2029. Esta conta com 31 representantes, dos quais 27 foram eleitos por voto direto e 4 por inerência, devido às funções desempenhadas nas juntas de freguesia. 

O evento seguiu com o juramento e assinatura de posse dos novos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, que se comprometeram a dar continuidade ao trabalho realizado.

Nos discursos da noite, o do presidente da Assembleia Municipal cessante, José Carlos Sousa, deixou um momento de reflexão sobre a relevância da Assembleia Municipal, a destacar o papel fundamental deste órgão na fiscalização da ação da Câmara Municipal e na aprovação das políticas públicas. “A Assembleia Municipal é um espaço de debate democrático e construtivo. Precisamos de um trabalho conjunto para garantir que as decisões tomadas refletem as necessidades da nossa comunidade”, declarou José Carlos de Sousa.

No seu discurso, Ana Teresa Vicente Custódio sublinhou a continuidade do trabalho dos seus antecessores, destacando a importância de uma gestão colaborativa entre todos os órgãos municipais. “A nossa missão é continuar a trabalhar em equipa, para promover um Palmela mais sustentável e inclusivo. Vamos apostar no desenvolvimento económico e na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou a nova presidenta.

“É um reconhecimento justo pela dedicação e trabalho feito pelo concelho”, comentou a nova presidenta da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente Custódio.

 Entre os compromissos assumidos pela nova liderança, destacaram-se as áreas de sustentabilidade, inovação, saúde pública, habitação e desenvolvimento económico. “Queremos um Palmela mais moderno e sustentável, onde as pessoas possam viver com qualidade de vida e o desenvolvimento do concelho seja responsável e inclusivo”, concluiu Ana Teresa Vicente Custódio.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela