Cultura

Tertúlia sobre “O 25 de Abril ‘humorismo maldito’ de José Vilhena promovida pelo Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras promove, no próximo dia 23 de outubro, às 20h30, na Foliateca, um jantar/tertúlia dedicado a José Vilhena (1927–2015), um dos mais irreverentes e marcantes cartoonistas e escritores portugueses do século XX.

Sob o título “O 25 de Abril ‘humorismo maldito’ de José Vilhena (1974–1975)”, a iniciativa assinala os dez anos da morte do autor, revisitanto o seu legado artístico e a forma como o humor satírico desafiou convenções políticas e sociais durante o período revolucionário.

“Em 1974/1975, no fervor da revolução, Vilhena destacou-se pela ousadia com que combinou sátira política e erotismo na revista Gaiola Aberta, tornando-se rapidamente uma voz incómoda para o novo regime”, afirma a organização em comunicado.

A conversa será conduzida por Álvaro Costa de Matos, diretor da Hemeroteca Municipal de Lisboa e investigador do centro HTC (História, Territórios e Comunidades, NOVA FCSH/FCTUC), onde será revisitado o “humorismo maldito” de Vilhena, explorando “a sua receção à Revolução de Abril, o confronto com a censura e o impacto das suas caricaturas na opinião pública da época”.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela