Terceira onda de calor com temperaturas que podem chegar aos 37ºC
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira que os termómetros irão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Bragança) os 33 (em Beja) e colocou os concelhos de São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, em perigo máximo de incêndio rural.
Além dos dois concelhos de Faro, o IPMA colocou também os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, Alcoutim e Castro Marim (Faro) em perigo muito elevado de incêndio.
Por sua vez, mais de 30 concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro estão em perigo elevado de incêndio.
Ainda segundo as previsões do IPMA, são esperadas para esta quinta-feira, “no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa, temperaturas de 33 e 35°C, podendo muito localmente atingir 37°C”.
Para o distrito Setúbal, o IPMA prevê dias de céu nublado, mas com temperaturas elevadas: mínima de 11 e máxima de 30 para hoje, mínima de 14 e máxima de 33 para amanhã e mínima de 14 e máxima de 29 para sexta-feira.
Segunda-feira, 1 de Maio, os termómetros voltarão à tendência de subida em todo o território, que deverá manter o céu pouco nublado ou limpo em quase todo o país. Esta situação explica-se com a massa de ar quente proveniente do norte de África que está a invadir o território nacional, algo que se deverá prolongar por alguns dias, durante os quais são esperados vários recordes de temperatura, alguns com dezenas de anos.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito