Multimédia

“Temos de nos encontrar”. A nova burla no WhatsApp

Existe um novo esquema criminoso no WhatsApp, escreve o ZAP esta segunda-feira. O site noticioso relata o caso de uma utilizadora da aplicação de mensagens instantâneas que recebeu uma mensagem de voz e, porque desconhecia o número do remetente, desconfiou.

Mesmo assim, a visada ouviu a mensagem, que dizia o seguinte: “Olá, Bruna. Então tu gostas deste mundo da ciência, da astronomia. Nós também. Até fazemos revisão de artigos e já publicámos alguns estudos em revistas científicas. Vou deixar-te aqui um link que te pode ser útil. Mas temos de nos encontrar para falar pessoalmente sobre isto”.

Quando começou a ouvir a mensagem, a utilizadora estranhou porque a voz aparentemente masculina parecia estranha e repleta de “ruídos robô” por trás, tendo deduzido que haveria inteligência artificial envolvida.

A utilizadora não entrou no link enviado e denunciou o contacto.

As denúncias no WhatsApp têm-se multiplicado nos últimos meses, sobretudo por causa do esquema “Olá mãe, Olá pai”, em que os criminosos simulam que são filhos das vítimas para pedirem dinheiro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *