País

Tarifas da água devem aumentar

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) calcula que parte da tarifa que chega aos consumidores, a tarifa em alta, deve ser actualizada, em média, em torno dos 2% em 2023.

A presidente da ERSAR Vera Eiró explicou, em declarações ao jornal Eco, que “os custos na baixa são diferentes e podem justificar aumentos tarifários superiores”, sublinhando que a decisão cabe aos municípios, já que o regulador, no que respeita às tarifas, tem apenas o papel de recomendar de acordo com a avaliação que faz de cada uma das entidades gestoras em baixa.

“Temos o sector dividido em alta e em baixa. A alta está relacionada com a captação e tratamento na origem. Depois chega à baixa, para os municípios distribuírem pelos consumidores”, explicou Vera Eiró.

Os 2% que a entidade estima como aumento, que deveria acontecer em alta, correspondem à inflação associada a estes serviços, mas também à evolução contínua e aperfeiçoamento dos serviços, uma vez que “há actividades que têm que ser desenvolvidas e que vão implicar maiores custos de operação, tanto na área do abastecimento de água, saneamento, mas também de gestão de resíduos urbanos”, concluiu.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

Discover more from Diário do Distrito

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading