Surto de salmonela causado por tomates ‘cherry’ já fez um morto
Segundo o Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças.

O Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) informa que recebeu recentemente a notificação de um surto de ‘Salmonella Senftenberg’ com 92 casos e uma morte, contabilizados desde Agosto de 2022. As investigações associam a transmissão do surto ao consumo de tomates ‘cherry’.
O ECDC indica que a Alemanha registou o maior número de casos de salmonela, com 26, registando-se ainda infecções na Áustria (5), Bélgica (4), Chéquia (4), Estónia (1), Finlândia (12), França (16), Irlanda (1), Holanda (5), Noruega (1), Suécia (11), Reino Unido (4) e EUA (2).
O primeiro surto foi detectado em França, a 22 de Agosto de 2022, relacionado com o consumo de uma salada que tinha tomate cherry e alface, e que tinha sido preparada dias antes, a 17 de Agosto.
O caso mais recente foi detectado a 14 de Junho deste ano, na Suécia.
Os seres humanos são geralmente infectados por salmonelas após ingestão de alimentos crus ou mal cozinhados. Os sintomas aparecem normalmente entre 12 a 36 horas após o consumo e incluem febre, diarreia, dor abdominal, náuseas e vómitos, que duram alguns dias.
Até ao momento não foi contabilizado nenhum caso pelo ECDC em Portugal.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito