
Setúbal enfrenta um surto de hepatite A que já infetou 23 pessoas desde dezembro, mas as autoridades garantem que a situação está “controlada” graças à intensificação das medidas de prevenção e vacinação.
A médica de saúde pública da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), Valentina Lutsiv, confirmou que o surto de hepatite A em Setúbal atingiu maioritariamente jovens entre os 3 e os 20 anos, com uma idade média de 12 anos. Apesar do aumento de casos desde 2 de dezembro, a especialista assegura que a curva epidémica “decresce” e que a maioria dos infetados recupera bem.
A transmissão do vírus tem ocorrido entre pessoas, não havendo indícios de contaminação através da água ou alimentos. Segundo a médica, há um caso mais grave transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, mas a maioria dos doentes tem sintomas ligeiros, semelhantes aos de uma gastroenterite, incluindo febre, diarreia e mal-estar.
Para conter o avanço do surto, está em curso uma campanha alargada de vacinação que, inicialmente, era apenas dirigida aos contactos próximos dos doentes, mas que agora foi expandida para toda a comunidade escolar e população em geral. Até ao momento, 149 pessoas já foram vacinadas, estando prevista a administração de mais 52 doses esta tarde.
Apesar do avanço da imunização, Valentina Lutsiv alerta para a necessidade de reforçar medidas de higiene, como lavagem frequente das mãos e desinfeção de superfícies, para travar a transmissão do vírus.
As autoridades de saúde suspeitam que a origem deste surto possa estar ligada a casos anteriores no Algarve, mas as investigações continuam em curso.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito