DestaqueDistrito de Lisboa
Em Destaque

SOS Animal denuncia garraiada do CDS em Vila Franca

SOS Animal vai apresentar queixa ao Ministério Público contra garraiada do CDS em Vila Franca, onde Paulo Núncio foi derrubado por um bezerro.

A SOS Animal anunciou que vai avançar com uma queixa ao Ministério Público contra a realização da garraiada promovida pelo CDS-PP em Vila Franca de Xira, na qual participou o candidato autárquico Paulo Núncio. O momento, divulgado pelo próprio nas redes sociais, mostra a tentativa de pega a um bezerro que acabou por derrubá-lo em plena arena.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a associação critica a utilização do animal, sublinhando que a exposição de um bezerro “a medo, ‘stress’ e risco de lesão” é uma prática “eticamente indefensável”. A organização recorda ainda que a lei obriga à comunicação prévia destes espetáculos tauromáquicos, bem como à identificação do promotor e do recinto.

Segundo a SOS Animal, este tipo de eventos deve também ser comunicado ao hospital de urgência da área e ao INEM, uma vez que mobiliza meios de socorro públicos. “É difícil aceitar que o erário continue a financiar a logística de ‘brincadeiras’ com animais, promovidas por quem deveria dar o exemplo”, lamenta a associação.

Além da queixa ao Ministério Público, foi já solicitado à Inspeção-Geral das Atividades Culturais um esclarecimento sobre o licenciamento do evento.

A associação não deixou passar em claro o episódio onde o bezerro derrubou o candidato, aproveitando para ironizar: “É sempre mais fácil chamar ‘urbanos depressivos’ aos outros do que encarar o espelho após ser colhido por um bezerro mais pequeno do que muitos cães. As imagens mostram o que a realidade confirma: virilidade performativa não substitui competência — e muito menos empatia por seres sencientes”.

As imagens foram partilhadas por Paulo Núncio durante o fim de semana, acompanhadas de uma legenda em tom descontraído: “Foi uma tarde muito bem passada na garraiada do CDS em Vila Franca de Xira. Como anunciado, o candidato pegou (ou tentou pegar) um bezerro ”.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela