Solstício de Verão será este sábado com a noite mais curta e o dia mais longo
Sábado será o dia mais longo do ano

Este sábado, 21 de junho, marca o início do Verão astronómico, com o solstício de Verão, o que significa que o hemisfério norte está inclinado mais próximo do Sol, e assim recebe a máxima luz do dia.
Esta data não significa o início do Verão climatológico, já que esse começou oficialmente a 1 de junho.
No horário de Lisboa, o solstício acontecerá às 02h42 de sábado, e este será dia mais longo do ano no hemisfério norte, com a noite mais curta. Curiosamente, a partir desta data, cada dia terá menos luz do Sol, tornando-se mais pequenos até 21 de dezembro, aquando do Solstício de Inverno.
Como se caracteriza o Solstício de Verão? A Terra gira em redor do Sol, mas também em torno do seu próprio eixo, uma linha recta imaginária que passa pelo planeta do Pólo Norte ao Pólo Sul.
Este eixo está inclinado cerca de 23,5.°, e o momento em que um dos hemisférios da Terra atinge a inclinação máxima, em direção ao Sol, é designado Solstício de Verão, sendo que nesse dia esse hemisfério recebe a maior quantidade de luz solar.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito