DestaqueMundo
Em Destaque

Solidariedade em Olivença: Comunidade une-se para ajudar Peregrino a reaver o seu burro

Enrique Balsera, peregrino espanhol, e o seu burro 'Espíritu Santo' foram alvo de uma onda de solidariedade em Olivença, após o animal ser detido pela Polícia Local ao chegar à cidade.

É história comovente que ecoou nas ruas de Olivença esta semana. Enrique Balsera, é conhecido por ser o peregrino mais conhecido do mundo e que se faz acompanhar pelo seu amigo de quatro patas, um burrito do seu nome “Espíritu Santo”, chegou à cidade de Olivença na semana passada, mas a alegria da jornada que deixou para trás com a visita por terras de Portugal, foi interrompida quando o animal foi detido pelas autoridades locais.

Segunda a Polícia Local espanhola, houve uma denúncia que estaria um burro amarrado a uma árvore, de imediato a Polícia espanhola agiu e descobriu que a documentação que está na posse de Enrique Balsera não estava correta, isto porque a documentação do animal ainda estava no anterior proprietário.

O peregrino terá tentado falar com as autoridades, explicando que o burro lhe fora dado, mas a polícia não quis ouvir e decidiu confiscar o animal e levá-lo para um centro de recolha animal em Badajoz, onde permaneceu até ontem.

O Diário do Distrito tentou falar com o Alcaide local, Manuel Andrade e com a Polícia Local para saber mais esclarecimentos, só a polícia é que esclareceu que o animal terá sido apreendido devido à falta de documentação em nome do verdadeiro dono que é Enrique Balsera.

Após post na página de Facebook a contar o sucedido, a comunidade de Olivença não ficou indiferente a esta situação, os populares uniram-se para pedir a libertação do burro, enquanto o Ayuntamiento de Olivença ter-se-á mobilizado para ajudar o peregrino a regularizar toda a documentação.

Foi graças a este esforço conjunto que o “Espíritu Santo” regressou ao seu dono na noite de quarta-feira, enchendo de alegria o coração do peregrino que não se conteve de felicidade.

À imprensa local, Enrique por poucas palavras expressou a sua gratidão pela solidariedade demonstrada pela comunidade de Olivença: “Estou muito feliz por toda a ajuda que recebi. Olivença mostrou-me o verdadeiro significado de compaixão e solidariedade”, disse.

Questionado do que irá fazer nos próximos dias, disse que ele e o burrito vão descansar alguns dias em Olivença antes de retomarem a sua jornada rumo a Roma.

Uma viagem que começa há nove anos, após de Enrique Balsera ter recuperado de um grave acidente de automóvel, sendo ele um grande testemunho de perseverança e determinação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito