Sesimbra: Ex-combatente mora há dois meses dentro do carro na Quinta do Conde (atualizado)
O ex-combatente de 75 anos, ex-militar da marinha e do exército, vive há cerca de dois meses no banco traseiro do seu veículo. João Manuel Ferreira acredita que há-de conseguir um alojamento num dos concelhos onde sempre morou. (O presente artigo foi atualizado no dia 27 de março, na sequência da necessidade de esclarecer os factos previamente apresentados.)

João Manuel Ferreira vive há dois meses dentro do seu carro, que estaciona perto das redondezas do Pingo Doce da Quinta do Conde. A reforma dá para pagar a comida e os medicamentos. Já para alugar um quarto é impossível. Passou por duas encarcerações, e crê que há de voltar a ser preso.
Ao refletir sobre a sua rotina, explica que é “Comer assim, assim. E esperar que o tempo passe”, diz ao Diário do Distrito.
Desde que foi parar à rua, a higiene pessoal tem sido mantida à base de um ou dois duches por semana, num centro de dia na Quinta do Anjo, em Palmela. Onde encontrou alguém que trata-se da sua roupa.
Com dificuldades em encontrar um quarto disponível, o ex-combatente de 72 anos tem procurado um quarto para alugar, uma tarefa que se tem mostrado difícil:
“A pessoa do outro lado não me aceita”, diz o próprio, “ou o quarto é para jovens, ou é apenas para mulheres, ou os valores são muito altos”. Ainda que o Sr. João estivesse disposto a abdicar de quase toda a sua reforma, o sacrifício resultaria na impossibilidade de pagar pelas suas refeições diárias.
Por outro lado, o ex-combatente recusou diversas propostas apresentadas pela autarquia de Sesimbra, continuando a desejar uma habitação noutros concelhos.
“Hei de regressar para a prisão“
“Fui para a Marinha na década de 60, jurei a bandeira, depois a PIDE meteu-me na rua, a mim e a muitos outros”. “Em 1973, acabei por ir outra vez para o Exército”, diz, com mais entusiasmo. Da mesma forma, lembrou-se de ter jurado a bandeira mais do que uma vez, o que até acredita ser inconstitucional.
Como civil, João dedicou a vida à construção civil. Morou numa casa com a esposa e os seus dois filhos. Em 2003, separou-se da mulher, um desgosto que se aliou à morte do pai e a um grave acidente de mota na juventude que continua a constranger a sua saúde.
Uma inesperada traição do irmão, seguida da morte do pai, foi o golpe final:
“Um irmão meu roubou tudo da herança do meu pai. Fui ao tribunal, mas a advogada que tomou conta do meu caso não fez nada “. Desabafa, refletindo sobre o período conturbado.
“Descarrilei”, concluiu. Após a sequência de eventos, João gastou o dinheiro que tinha a viajar e acabou por ter de viver no carro. Desmotivado pelo caos que via no seu dia a dia, não renovou a carta, e a justiça chegou até si: “Fui para a prisão por não ter renovado a carta”, explica “E hei de ir outra vez…”
Apoios e saúde mental
Após cumprida a segunda pena, João percorreu as instituições que podia à procura de auxílio. Os serviços de reinserção social, que poderiam ajudar, não o fizeram. João contactou a Linha Social de Emergência Social, número 144, serviço que dirigiu o seu caso para os técnicos da Câmara Municipal de Sesimbra, órgão com a competência para o ajudar. A autarquia tem mobilizado esforços conjuntos com a Câmara de Palmela para fornecer o apoio necessário neste caso, e encontrar a habitação certa.
Mas ainda sem aceitar as propostas apresentadas, o Sr. João continua à procura de um quarto disponível na região.
Em resposta, a autarquia salienta que está comprometida em apoiar o caso do ex-combatente, desde o apoio à higiene pessoal, o apoio alimentar e na procura de uma solução de habitação viável, no entanto, o sucesso dessas medidas depende também da aceitação e colaboração dos próprios cidadãos:
“A 13 de março veio ao serviço buscar nova listagem de quartos/casas para alugar e ao ver a lista que lhe foi entregue, reclamou dizendo que eram situações que não queria porque se recusa ir para zonas como Almada, Seixal, Moita e arredores, aceitando apenas opções em Palmela ou na Quinta do Conde. Saiu do serviço a reclamar, tendo sido mal-educado e verbalizando palavrões/asneiras.”, conta a autarquia.
O ex-combatente confessa que se excedeu no discurso, e admite que recusou as opções fora dos concelhos de Palmela e Sesimbra, nomeadamente em Almada e Seixal. João refere que pretende uma solução nos concelhos onde sempre habitou, e que não teve interesse em visitar os quartos nessas localidades.
O futuro
Com lesões na perna, na bacia, e os efeitos de um AVC a corromperem-lhe a qualidade de vida, João continua a viver no banco traseiro do seu carro.

Contactado esta quinta-feira, 27 de março, o ex-combatente mantém a esperança de vir a encontrar uma solução de habitação num dos concelhos onde sempre viveu e afirma que vai tentar encontrar apoio junto da Liga dos Ex-combatentes.
*O presente artigo foi atualizado no dia 27 de março, na sequência da necessidade de esclarecer os factos previamente apresentados.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Ajudam cá não é de cá os nossos viverem cada vez pior tristesa😥
Façam mais mesquitas para os islâmicos, esses é que merecem 👌👌
Prioridades…
Serviram-se deles quando preciso agora são abandonados à sua sorte País que nao tem respeito pelos seus ex combatentes
Certamente já recebeu o PIN de combatente…
Tem de falar com as assistentes sociais da câmara
É muito triste nós portugueses não podermos contar com o nosso governo para nos apoiar e ajudar ,que tristeza de país que nós portugueses temos 😔
O chega arranja um lugar no partido como deputado
CHEGA….💚💚💚
Não podem gastar dinheiro com quem deu tudo pela Pátria mas, há subsídios para quem não trabalha e só dão problemas diariamente.
Mas para enviar dinheiros a Ucrânia é logo …🤮🤮🤮🤮🤮🤮
A câmara não é comunista!!!
Antes de comentarem, deviam ler a notícia completa.
Tem de mudar de nacionalidade,para índio,Zuca ou preto.
Em Portugal ? Nem que tivesse salvo o presidente da república ou alguma coisa do género não faziam nada….
E??
A montes de casas em Sesimbra vazias e não entregam,pessoas portuguesas e pescadores a viver em armazéns de pesca pk não tem condições financeiras nem têm juízo mas ninguém é perfeito nem sabemos dia de amanhã todos temos defeitos mas o sol quando nasce é para todos ,mas quando vem eleições já conhecem pessoas
Com o devido respeito que me merecem todos os combatentes,até porque também passei por esse tempo de guerra,o sr.João está visto que não abrangido por aquela reforma milionária que o sr.ministro da guerra (defesa nacional),deu aos ex-combatentes.Por aquilo que se ouve nos meios de comunicação social,é que a reforma dos ex-combatentes teve aumentos nunca visto.Devem ser mais ou menos iguais aqueles que deu o seu antigo sucessor paulinho das feiras.O sr João que escreva uma cartinha a dizer-lhe se é com uma reforma desta que ele se governava.Faça isso sr João que é para ele saber que não deve jogar areia para os olhos das pessoas.
Sesimbra, feudo comunista! Deixa cidadão que deu a sua vida à defesa da nação viver assim?
O comunismo é a maior mentira de todos os tempos. É uma ideologia de assassinos sem moral nem qualquer princípio humano, são piores do que animais.
Este país é uma vergonha total! Sugiro que o combatente mude de nacionalidade para Bangladesh ou Nepal que assim já deve ver o seu assunto resolvido. Incrível…
Pois é…
e ha quem nada deu ao pais que tem casa de 4 euros por mes e que nao pagam … um ha parte obras na bela vista bairros sociais … so pra constantar
Os Bombeiros Voluntários quantos dormem na Rua ? … Entre mais gente do país . Um ex militar do Ultramar é notícia, quem o apoiar dêem lhe uma casa.
Vergonha. Um homem que deu o seu contributo à Pátria
Perderam o respeito por quem andou na guerra ao serviço da pátria é uma vergonha estes governantes deixarem o homem sem casa e os que não são portugueses serem logo servidos á custa dos descontos de quem trabalha
Desde que entregaram a guerra aos terroristas que perderam o respeito por Portugal, pelos portugueses e sobretudo pelos combatentes.
Todos Querem mundança . . . Todos gritam que as coisas não podem levar o rumo que está a levar. . . Há dinheiro para quem não é de cá . . Há casas sempre para os nesmo . . Etc etc etc . . . . Mas na hora de fazer a diferença vamos votar nos mesmos . .
Jose Nascimento Não gosto muito de responder aos comentários que se fazem aqui nesta rede social,mas a si vou responder para lhe dizer que não concordo consigo quando diz que votemos sempre nos mesmos.Eu não votei nas primeiras eleições realizadas depois de 25 de Abril,porque não estava recenseado,mas a partir daí,tenho votado sempre no mesmo partido,mas não naqueles que nos tem governado.Por isso faça como eu,vote que é um dever de qualquer cidadão,mas vote em quem o defende.Olhe vou dar-lhe uma dica.Sabe quais eram os quatro maiores partidos nessas primeiras eleições?veja se consegue descobrir em quem votei e diga-me.
Haja Deus os nossos soldados que largaram as suas famílias para ir defender as Colónias. E olha só a vergonha o nosso Estado está cego .
Um País de 💩💩💩💩
Se fosse imigrante a morar numa garagem ja te tinham dado casa infelizmente es portugues em portugal
Muitos que escrevem aqui cheios de pena se conhecessem como eu à 30 anos apagavam os posts.
Quando teve dinheiro rebentou em tudo e mais alguma coisa ,agora está a pagar a factura. É pessoa inteligente e bem falante e embrulha quem se deixa embrulhar na sua conversa.
André Santos exatamente
André Santos conhece o Sr. João?
Carla Carambola como escrevi à 30 anos praticamente.
André Santos coitados de quem cai na conversa dele
André Santos na realidade as pessoas já só querem uma qualquer oportunidade para destilar ódio e descarregar frustrações.
Cristina St mas quem está a fazer isso aqui são vocês que o conhecem… E que estão a querer denegrir a imagem da pessoa, por problemas que não tem nada a ver com a situação presente…
O que passou passou…
Patricia Nobre Eu denegri a imagem de alguém? Diga-me onde. Na realidade veio meter conversa com alguém que não lhe dirigiu uma palavra.
Cristina St desculpe ,destilar ódio e descarregar frustrações deve ser um elogio a todos que comentaram a publicação.
Patricia Nobre Então, mas primeiro era o senhor da publicação que eu estava a denegrir e agora são os coitados que comentaram a publicação? 🤣 Oh sorte! Fazer o quê? Isto de não ter o que fazer deve ser uma chatice. É possível que se tenha esquecido de tomar a medicação hoje, mas eu não tenho paciência para pessoas com défice cognitivo.
Cristina St você é uma pessoa com um diálogo muito delicado…
Ainda bem que tomou a medicação, porque senão imagino …
Patricia Nobre isso é falta de atenção? 🤣
Cristina St se o diz tem mesmo de tratar disso.
André Santos tu nao eras assim
André Santos seja como for, tenha feito o que quer que seja, merece ajuda.
Ninguém é perfeito, todos nós estamos começados e não estamos acabados.
Alguns de nós também têm filhos e não se sabe o dia de amanhã.
Patricia Nobre mais ajuda do que tem levado.
Conhece a pessoa em causa?
André Santos acredito, mas neste momento está de certa forma a colher o que plantou e precisa de ajuda…
André Santos muito aqui se fala quem não conhece a personagem!!!
Venham mais dentro de barquinhos, deem lhes tudo de graça! …. e deixem os nossos na rua. Welcome to Portugal
Vamos correr com a esquerda do parlamento tal como fez a Madeira 💪
Se fosse ex bandido acabado de sair da prisão já lhe tinham arranjado casa.
João Gadanha
Deitar os documentos de identificação fora, meter num bote e desembaracar no Algarve e dizer que quer asilo. E não esquecer de trazer um iPhone topo de gama.
RESPEITEM OS VETERANOS!!!!!!
O senhor que começe a falar outra língua, de certeza que vai ter mais sorte, é a merda do país que temos.
Não se compreende esta situação ,nem se aceita .Prioridade é para os Nacionais .
Esse senhor tem filhos pk n ajudam? Pk será??
Carla Reis e os fofinhos que o estado ajuda, aliás, a quem o estado dá casas, não têm filhos???!! Esses têm só direitos, e nenhuns deveres. Mas esses é necessário ajudar. Lol, lol, lol
Jose Lopes Angola sei do k falo infelizmente sei !! Quem comenta só sabe o que aqui falam falta todo um testo…
Carla Reis eu também. Pois vejo muitos a receberem casas e passado pouco tempo todas destruídas, bairros completamente cheios de lixo e tudo partido. E vão para as câmaras reclamar que precisam de mais. Mas depois quem precisa realmente, não tem.
Jose Lopes Angola por acaso conhece o senhor em questão?
Carla Reis eu falei em geral. Não neste caso particular. Pois não conheço o senhor de todo.
Carla Reis também é uma verdade
Não tem bens para eles herdar
Filhos de M.
Natalia Gomes os filhos sao formados e ele ainda tem irmão!!! Se nao ajudam pensem um bocadinho!!
Carla Reis
O irmão dele roubou a parte dele na herança dos pais, não leu todo o Post?
E a Advogada dele nada fez por ele… se calhar o irmão pagou-a para que assim fosse.
Eu acredito, temos ( 10 filhos ) o nosso próprio caso ainda em tribunal devido a uma situação exactamente igual devido à cabeça de casal.
A nossa, já vai para 16 anos, só quem passa por lá é que sabe…
Noémia Simões conhece pessoalmente este senhor por acaso??
Carla Reis
Não, não conheço, mas abri a notícia e lá dizia que o irmão o roubou nas partilhas, mas isso é o prato do dia, falo por mim, e por muitos no país que por vezes até se matam 😔
Noémia Simões então pronto nem sempre o que se fala ou vê é!! 😘
Eu falo, porque li, a própria Notícia do Diário do Distrito… Não inventei.
Enquanto o próprio não vier desmentir, para mim a notícia é válida.
Ponto final.
Noémia Simões minha senhora,não acredite em tudo o que lê nestes jornais. Um exemplo,meu irmão saiu a foto na capa do jornal com a notícia que tinha morrido num acidente,até escreveram que tinha família e filho menor, felizmente não teve acidente nenhum,muito menos fatal
Carla Reis então o irmão não o roubou?
Patricia Nobre ele disse que roubou entao acredite !!!
Carla Reis mas conversa ou desconversa…
Se diz o que quer que seja, deve fazê-lo com clareza… pq senão não é nada
Patricia Nobre cada um acredita no que quiser e para fim de conversa esse senhor conheco o á mais de 40 anos semeou e agora colhe o que plantou!! Fim..
Carla Reis em si não acredito, ainda não disse nada…
Fique bem
Patricia Nobre só para lhe responder que nao devia esse senhor foi meu tio só para saber e quem tem pena leve o para casa pq os filhos e o irmão que ele diz que o roubou nao o levam!! Fique bem e antes de falarem do que quer que seja informem se melhor!!! Fique bem
Carla Reis mas ninguém está a dizer que o Sr. é um Santo, apenas está a colher o que provavelmente plantou, mas precisa de ajuda para sair da situação em que está…
O passado, não dá para emendar…
Lavar roupa suja, não vale muito a pena, o passado é passado, bom ou mau é o que é.
O que interessava é que este Sr. Não esteja a dormir no carro.
Os ex combatentes são o que sempre foram para o Estado – carne para canhão! Não há respeito por quem deu a vida pela Pátria ou melhor dizendo, por quem aquela pátria da altura roubou o futuro e a sanidade.
Vergonhoso e continua impune!
A perversão e corrupção moral em Portugal tomou proporções dantescas da qual a situação deste senhor é apenas um exemplo,com a conivência do povo Português que é cúmplice de toda a bestialidade causada pela bandidagem política e não só.
Verdade
???!!!!se fosse um imigrante??de certeza que já tinha apoio e casa e etc….é “nisto”que este país se tornou😡
Dão ajudas aos de fora,que vêm viver à custa do estado..de todos nós que contribuimos…e os nossos, são tratados desta maneira!!!
Uma VERGONHA 😡😡😡😡
É como os portugueses querem que seja. Votam para que seja assim
Paula Coimbra Um bombeiro Voluntário com dezenas de anos o que diz , não precisou de armas para defender o país. e qual dos dois e mais importante , pois ele só esteve fora dois anos e o bombeiro este muitos anos ao serviço do país.
Quem resolvia o problema primeiro ?
Vergonha nacional!
https://diariodistrito.sapo.pt/so-um-pouco-de-respeito-ex-combatente-mora-ha-dois-meses-dentro-do-carro-em-sesimbra/
Diário do Distrito
Se o Sr. não recebe o suficiente ele terá direito ao (CSI) Completo Social para Idosos, não sei qual o valor da sua reforma, mas sei que se for pouca terá sim, esse Direito.
É só se informarem!
Diário do Distrito
Eu acho que a notícia devia referir “um homem que mora… dentro dum carro”
O facto de ser um ex-combatente, não é suposto resolver-lhe a vida.
Afinal, na minha geração somos quase todos ex combatentes, uns, de pobres então viraram bem sucedidos ou até ricos.
Outros, então abastados, estragaram tudo, e vivem agora mal.
O mesmo se aplica ao direito ao respeito.
Todos temos esse direito só por termos nascido.
Uns, aumentaram esse direito, outros, nem por isso.
Reparem no que escreveu Manuel Crista em baixo, e, perceberão melhor.
Não é estrangeiro, não tem direito a nada. Muito triste
Nas próximas eleições votem num partido que não defende esta palhaçada.
57 emojis e 10 comentários para já,70% vai votar nos mesmos porque tem medo e é assim há 50 anos,20% não vai votar, porque vou lá para quê,e com toda a razão,senão vão votar também em quem mal nos têm governado, só 10% é que vai votar sempre naqueles que nunca governaram,vive revoltado em como sempre ouve gritos de revolta,mas nunca nada muda e está sempre igual.
Por isso o problema nunca é de quem nos governa,mas sim de um povo que socialmente não atingiu a maturidade para resolver os problemas gerais de uma nação.
Facilmente manipuláveis pelos mídias.
José Carlos Rocha uma vez ouvi uma coisa que me fez bastante sentido , os políticos e os assaltantes são a mesma coisa , a única diferença é que nós somos escolhidos pelo assaltante , mas somos nós quem escolhe o político 🙏
O que diz a SS e a. Camara
De uma falta de respeito tremenda !
Cada vez tenho mais vergonha de ser governada por abutres !
Luiza Lopez verdade, uma vergonha este país, ajudam os que vêm de fora e os portugueses que se lixem, que raio de país é este?
Infelizmente este país está “sem rei, nem roque” está á deriva, e, assim continuará porque não temos homens co HG., só temos “faz de conta”, e não vejo a possibilidade de dias melhores. 🤔😥😡👎😬
Este Portugal está uma Vergonha
Quando me falam em Humanismo para atribuir tudo e mais alguma coisa aos migrantes que chegam a Portugal, sinto NOJO, REVOLTA, REPULSA por quem nos (DES)GOVERNA 🤬🤬🤬🤬
Carlos Marinho Com toda a razão
O que chegou nosso país ciganos tem casa e uma pessoa que lutou pela pátria vive dentro dum carro a vergonha do nosso país o que chegou
Arminda Iria era melhor saber primeiro,porque mora no carro? Será que não poupou nada enquanto trabalhou ?depois queixam se
Como é um cidadão português e é ex-combatente, não é preocupação para as entidades responsáveis nem para as televisões, mas se fosse um imigrante africano ou de outro país qualquer, ou da etnia cigana, era notícia de primeira pagina e depressa lhe arranjavam uma solução. Enfim, é o pais que temos…..
António Luis mesmo😞
António Luis , Grande Verdade
Se fosse imigrante, já tinham resolvido,
Como é nosso Patriota cai no esquecimento
Tristeza 😭 é o País que temos
António Luis verdade
Para os ciganos, indoistanicos há TD e mais alguma coisa pr