O SITE Sul emitiu um comunicado no qual aponta que a falta de componentes na VW Autoeuropa deve-se a erros de gestão do Grupo Volkswagen, «que por sua opção ficou a depender de um único fornecedor».
Para o SITE Sul «ficam comprovadas as fragilidades do sistema «Just In Time». Mas por esses erros nenhum trabalhador deve ser penalizado», indicando que «a VW Autoeuropa e empresas fornecedoras já despediram 560 trabalhadores, mas muitos mais empregos poderão ser destruídos nos próximos dias».
Ainda segundo a nota do sindicato, «dos 560 trabalhadores despedidos com contrato trabalho temporário, cerca de 100 estavam a trabalhar na VW Autoeuropa, muitos deles há poucos meses, pelo que ficam sem direito ao subsídio de desemprego.
Apesar de a VW Autoeuropa ter entregado uma carta a cada um, dizendo que no fim do lay-off será chamado novamente, o certo é que estes trabalhadores ficam sem qualquer rendimento até a empresa retomar a laboração normal.»
Na mesma nota, acusam a empresa de «na aplicação do lay-off pela VW Autoeuropa, por arrastamento, leva os seus fornecedores a recorrerem ao mesmo mecanismo. Deixam uns trabalhadores com cortes no seu rendimento mensal e despedem centenas de outros, com contratos de trabalho temporários».
O SITE Sul condena por isso «a intransigência das administrações da VW Autoeuropa e de algumas empresas suas fornecedoras, que recusam garantir na totalidade os rendimentos dos seus trabalhadores», e manifesta preocupação «com o impacto desta situação no emprego e salários dos trabalhadores das empresas fornecedoras, a nível nacional, devido a uma situação que lhes é alheia».
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
A especulação é, muito pior do que o acontecido.
Não é um português a dirigir agora a Autoeuropa?🤔
Precariedade . E ainda há quem acuse o sindicato .
Era bom era !!
Se o objetivo for deslocalizar a fábrica.
O caminho está aberto.
Nem mais, erro de gestão mesmo, pode ser intensional!!!!
Ilda Pereira só falta dizer que a culpa das cheias no país onde é feita a peça que equipam vários motores da várias marcas, é da administração da administração desta fábrica em Portugal.