Açores
Em Destaque

Sismo de magnitude 2,4 registado na Ilha Terceira 

Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira esta terça-feira, conforme relatado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). 

O abalo, registado às 16:21 locais, teve o seu epicentro a cerca de três quilómetros a norte nordeste da freguesia de Santa Bárbara, causando preocupações na população local devido à crise Sismovulcânica que assola a ilha desde junho de 2022.

Segundo o CIVISA, o sismo, que ocorreu às 16:21 (hora local), foi sentido com intensidade máxima IV na Escala de Mercalli Modificada nas localidades de Santa Bárbara, Doze Ribeiras e Serreta (concelho de Angra do Heroísmo). Nas freguesias de Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, Raminho e Altares, assim como na localidade de Biscoitos (concelho de Praia da Vitória), a intensidade foi registada como III.

O sismo faz parte de uma crise Sismovulcânica que afeta a ilha Terceira desde junho de 2022. Em resposta à atividade sísmica crescente, o CIVISA elevou o nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara para V3 e o sistema vulcânico fissural da ilha para V1 no final de junho.

A Escala de Richter classifica os sismos pela sua magnitude, variando desde micros sismos (menos de 2,0) até eventos extremos (superiores a 10). Este evento específico foi classificado como “muito pequeno”. Por outro lado, a Escala de Mercalli Modificada mede a intensidade do abalo, com uma intensidade IV indicando que objetos suspensos baloiçam, e há vibrações percetíveis, comparáveis ao movimento provocado por veículos pesados.

A crise Sismovulcânica em curso na ilha Terceira representa uma situação de risco contínuo, com sismos frequentes de magnitudes variáveis que geram apreensão na população. O aumento do nível de alerta evidência a preocupação com possíveis erupções ou eventos sísmicos mais severos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito