Economia

Sines lidera crescimento portuário nacional com 3,3 milhões de toneladas

O Porto de Sines continua a garantir o crescimento portuário nacional, atenuando as perdas dos outros portos.

O Porto de Sines continua a destacar-se no panorama portuário nacional, sendo apontado como o grande responsável pelo crescimento na movimentação de carga, em contraste com os restantes portos do continente.

Segundo os mais recentes indicadores da AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes), divulgados no início desta semana e referentes ao mês de julho, Sines registou um crescimento de 12,8%, movimentando cerca de 3,3 milhões de toneladas.

Este aumento é um alívio para o setor, uma vez que a maioria dos portos portugueses apresenta perdas significativas. Lisboa viu a sua atividade reduzir-se em 6,1%, enquanto Leixões registou uma descida de 3,9%. Em Aveiro, o decréscimo foi de 2,6%, seguido de Setúbal com 1,5%, e Viana do Castelo, que teve a maior queda com 9,9%.

Outro porto que também apresentou crescimento, embora menos expressivo, foi o da Figueira da Foz, que subiu 3,1%, movimentando cerca de 39 mil toneladas. Contudo, a desempenho de Sines mantém-se destacada, atenuando as perdas dos restantes portos do continente.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito