Sines

Sines | Dois dias de luto municipal pela morte de Luís Manuel Gil

O ex-autarca de Porto Covo, falecido hoje, será homenageado com dois dias de luto municipal, decretados para os dias 5 e 6 de setembro.

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, decretou hoje dois dias de luto municipal pela morte de Luís Miguel Gil, de acordo com o despacho publicado no site oficial da autarquia.

O despacho começa com uma nota de “profundo pesar” pelo “conhecimento do falecimento“, tendo a autarquia endereçado as “sentidas condolências à família“, destacando a dedicação do antigo autarca de Porto Covo “à sua terra, às causas cívicas e à defesa dos interesses da população daquela freguesia, tendo sido o primeiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Porto Covo.”

Luís Manuel Gil nasceu em Porto Covo, a 16 de fevereiro de 1949, tendo sido o primeiro presidente da Junta de Porto Covo, em 1985, eleito pela coligação Aliança Povo Unido (PCP-PEV-MDP), não tendo, contudo, completado o mandato, devido a compromissos profissionais. Voltou a ser eleito para o cargo em 1997, 2001, 2005 e 2013, liderando listas pelo Partido Socialista.

O ex-autarca ainda é lembrado pelo “seu empenho cívico, as suas qualidades humanas excecionais, o altruísmo e integridade pessoal com que defendeu os interesses comuns“. Essa caracterização deveu-se por, ao longo dos seus mandatos, ter sido responsável por projetos como construção de habitação coletiva para a terceira idade, “a construção dos novos armazéns de pesca” com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e “a obra do armazém da junta, emblema de um dos aspetos mais exemplares do trabalho de Luís Gil, a preocupação em dotar a freguesia e os seus funcionários de condições para trabalhar”, assim como a reabilitação de infraestruturas.

Para além do trabalho autárquico, a autarquia também destaca o contributo no movimento associativo, como a participação na cooperativa de habitação CoopCovo, de onde foi sócio fundador, no Clube Desportivo e Recreativo de Porto Covo e d’A Gralha – Associação de Desenvolvimento de Porto Covo, do qual foi sócio nº1 e presidente entre 2004 e 2007. Devido à sua obra, foi distinguido com a medalha de mérito municipal em 2015.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito