Atualidade

Sindicato e ALSA TODI chegam a acordo sobre exigências dos trabalhadores

O STRUP/FECTRANS apresentou à Direcção de Recursos Humanos da ALSA TODI as principais questões que foram recolhidas junto dos trabalhadores, e adianta que «estas mereceram quase na totalidade bom acolhimento».

A Alsa Todi é a empresa de transporte coletivo rodoviário de passageiros que opera na Área 4 da AML – Área Metropolitana de Lisboa, nos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

Da parte dos trabalhadores, foi solicitado à empresa o pagamento dos proporcionais de 2022; o pagamento dos proporcionais de 2023; o pagamentos dos compensatórios por folga trabalhada; a atribuição de folgas fixas conforme as regras do Acordo de Empresa em Vigor; o pagamento das refeições deslocadas sem necessidade de registo por parte de SAE; a aplicação dos descontos para IRS – escalão superior a pedido do trabalhador; o transporte de pessoal – horário nocturno e refeitório no parque da Varzinha e o mapa de férias.

«Relativamente aos pontos um e dois a empresa assumiu o pagamento dos proporcionais após a aprovação do REF, contudo quanto aos proporcionais de 2022 garantiu apenas o pagamento desde 1 Junho 2022, data do início da operação da ALSA TODI» refere a nota do Sindicato.

«Sobre as folgas trabalhadas a empresa vai enviar um email ainda este mês aos trabalhadores questionando se os mesmos pretendem receber ou gozar o tempo» e quanto à atribuição do «regime de folgas fixas conforme a antiguidade foi apresentado um “dossier” que prova que a empresa não está a cumprir com o AE em vigor, foi nos transmitido que a empresa irá contactar todos os trabalhadores que se encontram elegíveis para entrar na escala fim de semana e aferir a sua disponibilidade para alterar o seu actual regime de folgas.»

A empresa vai também garantir o pagamento das refeições deslocadas, e relativamente aos descontos para o IRS «basta o trabalhador enviar um mail com solicitação expressa para o R.H.. Sobre o transporte de pessoal e refeitório vão estudar a resolução definitiva, contudo já neste momento tem existido algumas soluções embora ainda precárias. Quanto ao mapa de ferias assumiram o engano na elaboração do mesmo e vão contactar os trabalhadores afectados para a resolução e marcação das férias.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito