Sindicato convoca greve de trabalhadores da Função Pública para esta sexta-feira
Greve será de 24 horas

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) convocou uma paralisação de 24 horas para esta sexta-feira, 16 de maio, para os trabalhadores da Administração Pública.
São esperados impactos em serviços públicos nos setores da educação, saúde, Autoridade Tributária e Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), uma vez que o Sindicato espera uma «adesão em massa».
Em declarações à Lusa, o presidente do STTS, Mário Rui, explicou que «a greve é nacional, para todos trabalhadores, independentemente do vínculo e da carreira, pelo que estão abrangidos assistentes operacionais, técnicos auxiliares, assistentes técnicos e professores, enquanto na saúde poderão aderir à greve profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares de saúde e assistentes operacionais, incluindo a Polícia Municipal».
Em causa, segundo o comunicado do Sindicato, e entre outros aspectos, estão a criação do Estatuto do Pessoal de Ação Educativa; aprovação da carreira especial de Técnico Auxiliar de Saúde; a reposição da carreira de Agente Único de Transportes Coletivos, dos Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e Serviços Municipalizados de Águas e Transportes de Portalegre (SMATP), e a instituição do Cartão Refeição na Administração Pública.
O Sindicato exige ainda o cumprimento e revisão dos acordos de empresa, acordos coletivos de trabalho e ACEP; a revisão do SIADAP, a reposição dos pontos retirados aos trabalhadores adquiridos por via do Siadap, e a regularização do Siadap 2019/2020 e 2021/2022.
Os serviços mínimos serão assegurados nos serviços referidos nos artigos 397.º da LTFP e 537.º do Código do Trabalho que funcionem ininterruptamente 24 horas por dia e serão ainda assegurados os tratamentos de Quimioterapia, Imunoterapia, Hemodiálise e serviços de Dádiva de Sangue.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Sexta-feira………..a Greve tem mais impacto!🙈😂😂😂
Lá está mais um fim de semana prolongado como sempre é hábito e quem perde com isso são sempre os mesmos porque não fazem greves a meio da semana? Ou então se vão fazer greves porque não estão a porta dos estabelecimentos onde trabalham?
Sempre a sexta miseria portugal
Só isto que os sindicatos da esquerda sabem fazer, ou fazem greves ou então ameaçam que vão fazer greves
Claro.
Mais uma vez, greve á sexta-feira
Sindicalismo partidário dá nisto… sexta feira ! Tristes, em véspera de eleições….
Sextaaaa feira😂😂😂
Vão Trabalhar chulos devíamos deixar de pagar imposto para ver o que recebiam no final dos me só sabem prejudicar quem Trabalhas CHULOS As pessoas deviam juntar todo e avançar para tribunal para ser amenizada dos prejuízos que tem contra os chulos dos sindicalistas.