Atualidade

Sindicato convoca greve de trabalhadores da Função Pública para esta sexta-feira

Greve será de 24 horas

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) convocou uma paralisação de 24 horas para esta sexta-feira, 16 de maio, para os trabalhadores da Administração Pública.

São esperados impactos em serviços públicos nos setores da educação, saúde, Autoridade Tributária e Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), uma vez que o Sindicato espera uma «adesão em massa».

Em declarações à Lusa, o presidente do STTS, Mário Rui, explicou que «a greve é nacional, para todos trabalhadores, independentemente do vínculo e da carreira, pelo que estão abrangidos assistentes operacionais, técnicos auxiliares, assistentes técnicos e professores, enquanto na saúde poderão aderir à greve profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares de saúde e assistentes operacionais, incluindo a Polícia Municipal».

Em causa, segundo o comunicado do Sindicato, e entre outros aspectos, estão a criação do Estatuto do Pessoal de Ação Educativa; aprovação da carreira especial de Técnico Auxiliar de Saúde; a reposição da carreira de Agente Único de Transportes Coletivos, dos Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e Serviços Municipalizados de Águas e Transportes de Portalegre (SMATP), e a instituição do Cartão Refeição na Administração Pública.

O Sindicato exige ainda o cumprimento e revisão dos acordos de empresa, acordos coletivos de trabalho e ACEP; a revisão do SIADAP, a reposição dos pontos retirados aos trabalhadores adquiridos por via do Siadap, e a regularização do Siadap 2019/2020 e 2021/2022.

Os serviços mínimos serão assegurados nos serviços referidos nos artigos 397.º da LTFP e 537.º do Código do Trabalho que funcionem ininterruptamente 24 horas por dia e serão ainda assegurados os tratamentos de Quimioterapia, Imunoterapia, Hemodiálise e serviços de Dádiva de Sangue.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

8 Comentários

  1. Sexta-feira………..a Greve tem mais impacto!🙈😂😂😂

  2. Lá está mais um fim de semana prolongado como sempre é hábito e quem perde com isso são sempre os mesmos porque não fazem greves a meio da semana? Ou então se vão fazer greves porque não estão a porta dos estabelecimentos onde trabalham?

  3. Só isto que os sindicatos da esquerda sabem fazer, ou fazem greves ou então ameaçam que vão fazer greves

  4. Sindicalismo partidário dá nisto… sexta feira ! Tristes, em véspera de eleições….

  5. Vão Trabalhar chulos devíamos deixar de pagar imposto para ver o que recebiam no final dos me só sabem prejudicar quem Trabalhas CHULOS As pessoas deviam juntar todo e avançar para tribunal para ser amenizada dos prejuízos que tem contra os chulos dos sindicalistas.