
Na noite de terça-feira para quarta-feira, o Aeroporto da Madeira será palco de um grande exercício de emergência. A simulação, que ocorrerá entre as 23:30 e as 03:00, não afetará os voos de chegada ou partida, mas promete uma movimentação intensa de veículos de socorro e emergência, com luzes e sirenes em ação.
A ANA — Aeroportos de Portugal, responsável pela infraestrutura, informou que este simulacro envolve tanto meios internos do aeroporto como entidades externas, reforçando a importância do treino para situações de evacuação e salvamento. A ação decorre conforme as recomendações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.
Durante o exercício, a comunidade nas proximidades do aeroporto será alertada para a movimentação fora do comum de veículos, sendo esperado um aumento no trânsito de emergência, com a ativação de todos os recursos do Plano de Emergência do Aeroporto da Madeira.
Este tipo de simulação é fundamental para garantir a prontidão das equipas e a segurança dos passageiros em eventuais situações reais de crise. Embora o evento tenha um impacto limitado no funcionamento das operações diárias do aeroporto, ele é essencial para a avaliação contínua dos planos de segurança e resposta a emergências.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







