DestaqueSetúbal
Em Destaque

SIMARSUL inicia novo ciclo com mudanças na liderança e metas ambiciosas para 2025–2027

José Fialho assume a presidência da SIMARSUL, liderando uma equipa renovada que promete inovação e excelência na gestão de saneamento na Península de Setúbal.

A SIMARSUL — Saneamento da Península de Setúbal, S.A. realizou, esta segunda-feira, 3 de fevereiro, uma Assembleia Geral Extraordinária para eleger os novos órgãos sociais da empresa para o mandato de 2025–2027. Com foco em inovação e compromisso com o interesse público, a empresa deu início a um novo ciclo de gestão.

O destaque da nova estrutura vai para José Eduardo Esperança Fialho, que assume o cargo de Presidente Executivo do Conselho de Administração. Com uma vasta experiência de mais de 20 anos no Grupo Águas de Portugal, Fialho é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa e tem uma pós-graduação em Contratação Pública pela Universidade Católica Portuguesa. Durante o seu percurso, destacou-se como Diretor de Engenharia na SIMARSUL e mais recentemente na EPAL.

Ao lado de Fialho estarão Dora da Luz Brandão Rego Afonso, como Vogal Executiva, e João Afonso Almeida da Silva Luz, que permanece como Vogal Executivo. Rute Isabel Talhadas Cesário mantém-se como Vogal Não Executiva, enquanto João Pedro Coelho de Oliveira Miguel foi nomeado Vogal Não Executivo.

O Conselho de Administração sublinha que as suas principais metas passam por reforçar a eficiência e a resiliência do sistema multimunicipal, assim como promover a transição para a economia circular, através do investimento estratégico e da valorização de subprodutos do saneamento.

A nova liderança compromete-se a manter uma gestão participativa e focada na segurança, com prioridade na antecipação de riscos e na mitigação de contingências. Também foi destacada a importância da cooperação contínua com os municípios, o desenvolvimento de projetos económicos e sociais e a prestação de um serviço de qualidade, considerado essencial para o bem-estar da população e a proteção ambiental da Península de Setúbal.

Os restantes órgãos sociais eleitos incluem:

Mesa da Assembleia Geral:

  • Presidente: Maria de Fátima de Alegria Antunes Valença Mourinho
  • Vice-presidente: AdP — Águas de Portugal SGPS, S.A.
  • Secretário: Ana Cristina Rebelo Pereira

Comissão de Vencimentos:

  • Presidente: Catarina Isabel Clímaco Monteira D’Oliveira
  • Vogal: Joaquim Carlos Coelho Tavares
  • Vogal: AdP — Águas de Portugal SGPS, S.A., representada por Rui Mendes da Costa

Com um foco claro na transparência, no interesse público e na sustentabilidade, a SIMARSUL promete enfrentar os desafios com um forte compromisso social e ambiental, continuando a ser um pilar na gestão de saneamento da região.

O mandato 2025–2027 arranca com o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos anteriores titulares e com a ambição de tornar a SIMARSUL uma referência nacional na gestão de recursos e sustentabilidade ambiental.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito