DestaquePaís
Em Destaque

SIEM reforçado com mais 10 ambulâncias para fazer face à greve dos técnicos de emergência 

SIEM reforçado com 10 ambulâncias para enfrentar a greve dos técnicos e garantir resposta nas emergências de inverno.

Sistema Integrado de Emergência Médica reforça-se com 10 novas ambulâncias em resposta à greve dos Técnicos de Emergência e ao aumento de ocorrências previsto para o inverno.

A partir desta terça-feira, 5 de novembro, o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) recebe um reforço de 10 ambulâncias de socorro, distribuídas estrategicamente por Postos de Emergência Médica (PEM), localizados em Corpos de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta medida visa mitigar os condicionamentos provocados pela greve dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), que recusam prestar horas extraordinárias, e garantir uma resposta adequada ao esperado aumento de ocorrências durante os meses de outono e inverno.

O SIEM já contava com um reforço prévio de oito meios adicionais que estarão ativos até ao final do ano. Com estas novas ambulâncias, o sistema totaliza agora 711 meios de emergência pré-hospitalar, sendo 445 Postos de Emergência Médica e 91 Postos de Reserva, representando um incremento de 45 ambulâncias face a 2023.

Responsável pela operação do SIEM em Portugal continental, o INEM continuará a monitorizar as necessidades da população para assegurar que a capacidade do sistema está sempre ajustada à procura. Esta entidade apela também a uma utilização responsável do número de emergência 112, reservado para situações de real urgência. Para outras situações, é recomendada a linha SNS24 (808 24 24 24), onde os cidadãos poderão obter assistência sem comprometer os recursos de emergência.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito