AgendaCulturaSetúbal
Em Destaque

Setúbal recebe Festival Internacional de Folclore

Setúbal vai sediar o Folk-Setúbal — Danças e Tradições do Mundo, um novo festival internacional de folclore que promete trazer muita animação à cidade entre os dias 18 e 22 de julho. 

Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Rancho Folclórico de Praias do Sado, surge como um grande encontro multicultural que visa promover a interação entre grupos folclóricos de diversas partes do mundo e colocar Setúbal na rota dos principais festivais internacionais de folclore.

O festival contará com a participação de dois grupos portugueses — o Rancho Folclórico de Praias do Sado e o Rancho Folclórico Regional e Cultural da Branca, de Coruche — e três grupos internacionais — Rhythms International Folk Art Club, da Índia, Grupo Folklorico de México Mágico Teocalli, do México, e Art of Culture Society Stevan Strbac, da Sérvia. 

Este evento será uma oportunidade única para o público conhecer e apreciar as danças e tradições de diferentes culturas, numa verdadeira celebração da diversidade.

A programação do Folk-Setúbal inclui apresentações em várias freguesias do concelho, além de deslocações dos grupos para atuações em Coruche, no dia 19 de julho, e em Almada, a 21 de julho. 

Um dos momentos mais aguardados é a integração do festival na 20.ª edição da Festanima, nas Escarpas de São Nicolau, em Setúbal, que ocorrerá no dia 18 de julho às 20h30. O encerramento do festival será marcado por um espetáculo dos três grupos estrangeiros na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, no dia 22 de julho, às 21h00.

O ponto alto do Folk-Setúbal será a atuação conjunta dos cinco grupos no Auditório José Afonso, no dia 15 de julho, às 21h30, como parte do 46.º Festival Nacional e 4.º Internacional de Folclore de Praias do Sado. Este evento faz parte do International Organization of Folk Art (IOV) desde janeiro de 2024, uma organização que trabalha para a preservação do património cultural popular em colaboração com a UNESCO. 

No primeiro dia do festival, 18 de julho, haverá um desfile dos artistas pelas ruas da Baixa às 17h00, seguido de uma sessão de boas-vindas pela Câmara Municipal de Setúbal às 17h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No dia 21 de julho, às 21h00, as formações da Índia, México e Sérvia se apresentarão no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão.

Organizado num clima de partilha de saberes, costumes e tradições, o festival respeita as características únicas de cada cultura representada. Conta com as parcerias da União das Freguesias de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião, do Sado, de Azeitão, e da Junta de Freguesia do Laranjeiro, em Almada.

O Folk-Setúbal promete ser uma grande celebração das tradições culturais, oferecendo uma programação rica e variada que proporcionará momentos inesquecíveis para todos os públicos. 

Com essa diversidade de eventos e a participação de grupos de renome internacional, a organização espera que o festival se torne uma referência no calendário cultural de Setúbal, atraindo visitantes e fortalecendo a identidade cultural da região.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito