Setúbal

Setúbal recebe em 2024 navios cruzeiros

O porto marítimo de Setúbal vai começar a receber navios cruzeiros já este ano, o objetivo é ser um porto complementar ao de Lisboa, sendo possível o desembarque de mais passageiros na costa portuguesa.

O responsável do porto de Lisboa, António Caracol, avançou esta terça-feira, com a informação à TSF de que o porto de Setúbal está preparado para arrancar com a receção de passageiros em cruzeiros. O responsável adiantou ainda que está em curso o trabalho de licenciamento das operações para que o porto de Setúbal comece em breve a receber os navios de cruzeiro mais pequenos, do que os que atracam em Lisboa.

“Iremos fazer uma aposta estratégica no fundo, criar as condições e infraestruturas, licenças, entre outras coisas mais para que Setúbal comece a receber esses navios”, disse.

Avançou ainda que o trabalho que está a ser realizado é para que Setúbal possa já ser um porto de escalas em 2024, e que será uma complementaridade a Lisboa e não uma concorrência.

Só em 2023, o porto de Lisboa registou um aumento de cruzeiros que atracaram na capital, pela primeira vez foi registada a quebra de barreira dos 700 mil passageiros que viajaram de cruzeiro até Lisboa. Os embarques na capital também registaram um acréscimo na ordem dos 200 mil passageiros, um aumento de 54% face a 2022, um impacto económico que registou na ordem dos 83 milhões de euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

115 Comentários

  1. Q horror!!!! Visão terrivel d agentes poluídores q não acrescentam nada às economias locais!👎👎👎👎👎👎

  2. Excelente para aumentar a poluição. Triste país que só olha a dinheiro e esquece a saúde da população em geral.

  3. Recebe cruzeiros?? Para que virem até ao alegro e irem-se embora. 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

  4. Lá vão desgraçar a Cidade de setubal e a vida de uma cidade que ainda nos vai dando alguma coisa de bom. Pobre país.

  5. Mais turistas para os setubalenses ficar sem a sua cidade como está Lisboa queremos vir á baixa já não temos estacionamento é tude pague

  6. O problema ambiental e outros negativos terão de se evitados, mas as condições económicas e financeiras serão muito positivas para a região. Restauração, lojas diversificadas, transportes, comunicações, hotéis, etc, São passageiros que apresentam na sua maioria poder de compra e consomem!

  7. Diário do Distrito mas o Fernando Medina não construiu milhares de kms de Ciclovazias para os imigrantes autorizados por António Costa , dos Uber eats e Gloves, pedalarem , para diminuir a poluição ? Agora as duas margens do Tejo vão ter Cruzeiros a combustível fóssil ? Ou serão elétricos , e carregados com energia que vem de Espanha e Marrocos produzidas a carvão ? Olga Ferreira sabe desta novidade ?

    1. Carlos Adriano Ná…… acho que é a remos …assim Gretafitness…😂😂😂

  8. Já que infelizmente alguém decidiu trazer cruzeiros para Setúbal, pelo menos imponham regras, só entra no porto de Setúbal, paquetes eléctricos.
    Já existe algum?
    Retirar poluição de Lisboa ,rio Tejo e cidade e transportar para o rio azul e cidade é uma péssima ideia.
    Sejamos felizes
    Os verdes bem podiam fazer campanha com estas coisas ,já que só falam nas touradas ,bem podiam falar desta situação ,que tem a ver com poluição e afecta todos nós.

  9. Lisboa atingiu um recorde em termos de cruzeiros, com 347 escalas, e mais de 700 mil passageiros. 🤯 Este António (Porto) quer “ 20 e 40 escalas anuais nos próximos anos” para Setúbal. As vantagens: Criação de emprego; receitas do turismo; Desenvolvimento de infraestrutura; aumento da demanda de hospitalidade e apoio às empresas locais. As desvantagens: Superlotação na cidade (restaurantes; bares); superlotação nas praias; afetando a vida marinha (27 golfinhos na baía); negligência dos turistas com o meio ambiente; comercialização da cultura setubalense; desrespeitar as nossas culturas; falta de segurança no emprego/apenas sazonal; aumentar a produção de resíduos; turistas comportando-se mal; o aumento do turismo pode aumentar os preços/custo de vida. Setúbal é lindo; escondido; jóia tranquila e estou apenas preocupado que com dinheiro e apoio político venha a ganância e muita ganância pode matar a comunidade local.

  10. Verdade?
    Então, onde atraca?
    O Terminal já está construido?
    Qual companhia de cruzeiros?
    Iremos finalmente ter transporte publico direto para o Freeport?
    O percurso demora cerca de 1h.15m, diretamente 20 a 25min. Normalmente um cruzeiro só fica atracado umas tantas horas, não espera pelos passageiros.
    Ah….por isso querem o aeroporto aqui perto

  11. Estão a escorraça- los de tudo quanto é porto europeu, e à procura de cidades satélites que se queiram prostituir e rebentar com a qualidade de Vida .

  12. Esses navios sao uma agressão ao Ambiente. Poluição sub-aquatica sonora, poluição visual nocturna, descarga dos tanques sépticos nas aguas costeiras (ninguem respeita a lei) poluição aérea com os fumos das chamines e tudo o resto, por troca com uma tarde de turistas que nao estao obrigados a gastar um tostão na cidade. Deviam ser banidos. – sem contar com as condicoes da tripulação, quase todos filipinos, eritreos, indonesios, todos sujeitos a exploração pois no mar-alto nao ha Lei.

  13. Precisamos de muitos cruzeiros diariamente….quantos mais melhor e também de hoteis ..muitos na Arrábida.

  14. “Atividade de cruzeiros gerou mais de 83M€ de impacto económico direto em Lisboa” ..para quem diz aqui que estas pessoas levam o farnel numa mochila do navio…aqui são só 4 cruzeiros de pequena dimensão…calma…

  15. Não sou a favor acho k será pior a causa do k o beneficio.

  16. Deve de ser para inaugurar junto da nova praça de toiros no ano de sem nunca a tarde hehehe

  17. Muitos parabéns!
    Há sempre Velhos do Restelo.

  18. Os velhos do Restelo nunca querem nada para a cidade de Setúbal. Quando foi das dragagens foi o xinfrim que se viu, e…2 anos depois até que nasceram 6 Roazes…a contrceu nada negativo e o cais lá está.

    1. Eugénio Castelo Branco 2 anos? Isso não é nada no Calendario da Natureza. Troia ja tem a lagoa que tem vegetação ja o ano todo. É apenas o inicio do problema

  19. Deus queira que seja verdade 🤦‍♀️

  20. Há sempre duas vertentes, a ambiental e a economica.
    Apesar de um navio de cruzeiro causar muitíssima poluição, friso muitíssima, em termos económicos será bom para a população.
    Claro que a maioria das pessoas não se vai preocupar por ter o rio castanho, devido ao lastro dos navios, e olhando a serra, a
    Arrábida estar rasgada e poluída devido à fábrica de cimento .
    Talvez seja bom, eu também gosto de evolução, mas à custa da Arrábida e do Sado, nem por isso

    1. Maria José Vai??Olhe que isso é um engano.Gastam o menos possível,maioria já tem excursões pagas a uma agência, é vê-los aos magotes a correr para o navio a hora de almoço para comerem a bordo a refeição incluída na viagem e etc.

    2. David Romano pois, talvez seja assim, se pagaram em regime de alojamento e refeições, para quê gastar dinheiro em algo que já foi pago?
      A poluição causada por os nossos passeios, cruzeiros, apenas recreativos, é das maiores causas de destruição ambiental na orla marítima e oceanos e claro vida marinha.

    3. Maria José Então se assim é, qual o retorno econômico??Vai dar algum a algum nicho de mercado e nada mais, não compensa a poluição nem o transtorno que causam nas cidades.Por alguma razão os países desenvolvidos e ricos não querem Portos dentro das cidades nem são destinos turísticos para ninguém,pois eles são mais espertos e vão para o país dos outros fazer isso.En relação aos passeios para ver golfinhos e etc para mim também acabavam mas olhe que um cruzeiro em causa durante um dia polui muito mais q todos os que falou juntos!

    4. David Romano eu referia-me a navios de cruzeiro, e estes são usados para recreio. Viagens para visitar outros países por mar

  21. Revoltante!!! C/o é possível? 🥵💩🤢

  22. Os palermoides das alterações bimbáticas vão dizer que poluem muito ….

    1. António Nunes outros palermoides dirão que não…

  23. O desenvolvimento da cidade é importante mas quem vai faturar é o turismo da região o que é muito bom

  24. Estas publicações deve se à Câmara Municipal de Setúbal, deixem se de politiques e levantem o rabinho da cadeira e mãos à obra , então se não lhes apetece fazer nada, dêem o lugar a outros mais dinâmicos e com vontade de fazer por Setúbal que nunca ninguém fez ,

  25. A Câmara de Setúbal é muito atrasada , Setúbal está sujo está parado não tem desenvolvimento nenhum está uma miséria, porquê? O Barreiro está com um desenvolvimento fabuloso, com muito investimento,a bombar…..isto vai das pessoas inteligentes que estão à frente ,. E Setúbal têm que se despachar no desenvolvimento por ter o mar e poder ser uma cidade soberba, prometem e não fazem nada, têm que pôr toda a gente à estrada com mais projetos chamar investidores, reabilitação urbana , pois entra muito 💰 em IMI, impostos, saneamentos,lixos, esgotos, pois deviam ter vergonha por receberem tanto , em que árvores publicas (mélias)não levam cortes fazem montes de lixo para a minha propriedade privada em que os passeios curtos e as calçadas levantadas em que tem havido montes de acidentes, as pessoas partem pernas, as cabeças , já têm tantas reclamações, mas estão se borrifando, eu tenho 3 árvores que as raízes já entraram na minha casa com rachas dos meus muros , o Sr.Presidente da Câmara de Setúbal, onde anda ele ?

  26. Os hotéis que se iam construir na Abarquel na Serra da Arrábida entre outros ,novas notícias sempre que existe eleições

  27. Quando queres começar a fazer a casa pelo telhado, quando queres parecer o que não és, quando não tens visão de futuro, quando preparas um porto para receber apenas navios de carga, agora vens com uma grande notícia. Acordem senhores incompetentes a nossa realidade é outra infelizmente. Sempre orgulhoso da cidade onde nasci que generosamente a natureza nos brindou mas triste pelo tratamento que vai tendo 😭😭😭🤔

  28. A malta é só do contra não a museus para ver castelos a serra até pode vir a dar uns postos de trabalho são contra porque não tem tradas mas quase todos queriam a feira na avenida

  29. Estes turistas não trazem nada à cidade porque tem tudo no barco e não precisam de nada da cidade a não ser esticar as pernas pelas ruas. Talvez o imposto de cada passageiro a dar á Câmara. Já tem os parquimetros e agora mais isto mas a que preço no que respeita ao ambiente e não só!

    1. Francisco Crispim Já fiz alguns cruzeiros, e a cada atracagem gastei dinheiro, lembranças, até provar a gastronomia local, então não fale do que suponho que não sabe

    2. Francisco Crispim Em Lisboa passaram o ano passado 758.328 turistas de cruzeiros. Esta a dizer que esta gente toda levou uma mochila com farnel do navio…

    3. Eugénio Castelo Branco sempre comem um pastel de nata e compram um imã para o frigorífico.

  30. Só espero que nunca venham para estas paragens, meu rico Setúbal, é só poluição.

  31. Estão a ser corridos de outras paragens, por que será?

  32. Isso esta pior que o aeroporto … nem no ano 3000.
    Setúbal vai continuar como sempre tem estado parado e investimento 0 !
    Coninuar com publicidade ao Alvaro cunhal que é o que a cidade precisa .

  33. Só se for para ir apanhar amêijoa no campanário, para fazer uma feijoada, vir a Setúbal ver o que? o Bocage, sabem lá o que dizem, e o cais atracavam aonde no cais da Autoeuropa… e depois iam para a Tróia ao banho no catamaram, os turistas querem ver algo medieval e pobreza, os portugueses estão ricos em subsídios
    .

  34. Doze anos depois da CDU votar contra, vêm os Verdes para a Câmara e estão a favor dos paquetes ,vamos lá saber estás coisas.

  35. Para afastar os golfinhos e aumentar a poluição no estuário do Sado? É altura, daqueles que protestam pelos parquímetros, se revoltarem contra os cruzeiros.

  36. Eheh, Meu Deus é só Retrógrados cá no Burgo, não se esqueçam que o Peixe já não é carregado em Carroças, evoluam e Cultivem-se.

    1. Luis Reto O que faz não lerem a noticia ….e só comentarem !!!!

  37. Fazem tanta falta como a fome,quando já não houver nada comemos turistas😡😡

    1. Fernanda Castanho Ribeiro Setúbal devia ser entregue ha Rússia ,nascerão com merda agarrada às patas,,agora reclamao pelo desenvolvimento, porcos….

    2. Fernanda Castanho Ribeiro Pois á muita gente que vive do turismo ,mal dos portugueses não fosse o turismo. Eu sou muito grata e trato os muito bem.👍👏

    1. Mário Lopes ver se os turistas não partem um pé nos buracos existentes por toda a cidade.

  38. Lol devem estar a gozar..só se for de mais Indianos

  39. À parte da poluição, é bom, e levem os turistas para o Alentejo. Lá depois com um bocado de sorte apanham o avião em Beja.

  40. Acho que também vão fazer o aeroporto na Troia.

  41. porquem nao mandam essas encomedas para sines .isso vai trazer desgraça para o sado.

  42. Venham eles,é como a serra.pior foi receber os premios e distinções e bla bla..ninguem pode fazer nada e assim temos uma cidade que podia ter tudo e afinal nao tem nada.

  43. sim a começar por onde vao atracar,e claro onde vao receber as pessoas.sentadas nas redes dos pescadores,sairem ali com cheirinho a podre do peixe.uau

    1. Miguel Riversideestá distraído, no ano passado já atracou um cruzeiro e ninguém disse nada. Vão ser 4 que vem para Setúbal e dos mais pequenos.

    2. Miguel Riverside quando o peixe tá no pratinho para comer já é bom

    3. Miguel Riverside e além disso o peixe já não é carregado em carroças devia ler a notícia

    4. Eugénio Castelo Branco eu sei k já atracou um
      Mas caso não saiba falaram na altura fazer porto novo para atracar estes navios

    1. Jorge Santos 😆 não tinham nenhuma disponível 😜, aliás na entrevista não especifica o local 😜

  44. Por isso a cidade não evolui. Está preso a esta mentalidade dos anos 70 de comunismo, em que criticam quem quer criar riqueza e postos de trabalho. Haja parquímetros e rotundas de 500k€ que assim se mantém os velhos do “Restelo” felizes e contentes.

    1. Oliveira Fernandes 👌🏻👌🏻👌🏻 a cidade com riquezas inexplicáveis. Está aí a resposta ao que Setúbal tem sido e podia ser.

  45. Espero que não se esqueçam desta notícia e quem está a fazer isto… Vão vir para aqui papagaios partidários dizer que é o partido que está a fazer Setúbal mais bonita… Moderna, um polo turistico etc etc etc… Leiam a notícia… Complementar… Quando não existir espaço em Lisboa vem para cá… Simple são isso

  46. E há infraestrutura esta preparada também…🧐
    Nem alcatrão e canalização coreta tem na ruas perto do “porto preparado ” e não valia a pena de mencionar problema de transito quando vem mil ou 2mil turísticas 🤣🤣🤣
    Vocês são mesmo engraçados..

    1. Stanimir Stoyanov, trânsito.
      Os turistas de cruzeiro deslocam-se a pé

    2. Nokas Nokas e você ja vi paseio feito desde porto ate Setubal para suportar 500-1000 pessoas…🤣🤣🤣🤣

  47. Há 20 anos que ouvimos falar desta história dos Cruzeiros…….será desta.

    1. Fernando Almeida se gostar de ver a sua cidade destruída para que os turistas gastem 20€ as pessoas a serem corridas para abrirem hotéis,hostels e por aí fora… é só olhar para Lisboa e terá o mais fiel exemplo

    2. Nuno Rodrigues Costa Marques mas eu não escrevi que estava de acordo ou desacordo com a chegada dos navios de cruzeiro, apenas constatei um facto.

    3. Nuno Rodrigues Costa Marques, hotéis para turistas de cruzeiro?

    4. Nokas Nokas pense lá no contexto…turismo mesmo sendo de cruzeiro trás gente,alguns até ficam como deve saber existem início e fim de escala para passageiros em vários portos,e vai atrair mais turismo se a cidade se mostrar receptiva e atrativa…

    5. Nuno Rodrigues Costa Marques…e mais cara para os setubalenses.

  48. Originários da Rússia Cuba Coreia do Norte, de outros países não acredito ok

  49. Mas quem quer visitar Setúbal e arredores?

  50. Isto ainda nao é nada por algum motivo estão nos a limitar o acesso hàs praias há conta disto tudo nao tarda temos k fugir para o interior…

  51. Vai melhorar de sobremaneira a qualidade da água nas praias além da erosão provocada pela potência das hélices e também vai contribuir para o ar que se respira, só boas coisas o turismo em massa além da porcaria de fecharem a serra e os tuctuc demoram muito?

    1. Paulo Santos Tenho pena dos golfinhos 🐬 águas poluídas 🥲

  52. Setúbal cidade linda com o rio espetacular praias apetecíveis mas o que a cidade tem para oferecer ao turismo de cruzeiros só vierem para comer choco frito e estou a ver quando os turistas saírem para visitar a cidade a receção que vão ter os souvenires óculos de marca relógios suíços topo gama minha querida Setúbal ainda não temos estrutura para esse modelo de turismo

    1. Jose Manuel vai acontecer o que acontece em Lisboa,a bandelheira total por causa do turista….

    2. Jose Manuel as pessoas setubalenses,deve haver muitos velhinhos, pois a CMS é a que tem o IMI mais caro ,a água é caríssima, têm que servir muito bem os moradores, o comércio local não há , entram para as Câmaras pobres e saírem ricos, desenvolvimento é mentira , onde anda o dinheiro? A reabilitação urbana,ponham mais postos de trabalho a sério e estimulem o comércio local . Olhe o exemplo do Barreiro que está a ficar extraordinário

  53. Será que a espanhola e o cravo azul vão reabrir?

  54. E que tal melhorar as condições rodoviárias da cidade, principalmente para quem vive e trabalha nesta aldeia?

  55. La vai a minha cunhada Cristiana Gomes trabalhar aos sabados e domingos para aturar os xinocas🤣🤣🤣

    1. Nogueira Jose eu trabalhar aos fins de semana?????nepia os cruzeiros nao sao comigo 🤣🤣🤣🤣🤣

  56. Só têm é ideias da treta para não dizer asneiras.

  57. Capitalismo?? A CMS enlouqueceu 😅

  58. Why??what ????é desta que será tudo um caus… Setúbal cidade não está preparada para receber tantas pessoas …enfim

  59. Portanto limita-se bem o acesso ao portinho da Arrábida e trás-se para Setúbal os maiores poluidores…

    De qualquer maneira já destruíram as praias e ecossistemas do estuário do Sado e sudoeste.

    1. Alfredo Rosa Oliveira só vocês é que ainda acreditam que a Arrábida sem carros tem alguma coisa a ver com problemas de trânsito ou preservação da zona.

    2. Alfredo Rosa Oliveira não foi nada pessoal, se a carapuça não serviu ainda bem para si .

    3. Alexandre Almeida a carapuça não me enfiou, mas estava com dúvidas sobre as suas competências de leitura e interpretação…

      Iletrado…se lhe serve a carapuça…é mais uma…iletrado…