Setúbal recebe as comemorações do Dia Nacional do Ar
Casa da Baía acolhe sessão sobre qualidade do ar com especialistas e decisores a 14 de abril.
Sessão debate desafios da qualidade do ar nas cidades
Setúbal acolhe, no próximo dia 14 de abril, as comemorações nacionais do Dia Nacional do Ar. Esta iniciativa reúne assim especialistas, responsáveis institucionais e técnicos para debater os desafios da qualidade do ar em meio urbano.
A sessão realiza-se na Casa da Baía, a partir das 14h00, e integra a campanha “Por um País com Bom Ar”. A campanha é promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (aqui), estando também prevista a transmissão online através das plataformas digitais do município e da entidade promotora.
Programa do Dia do Ar reúne especialistas e responsáveis institucionais em Setúbal
Após a receção dos participantes, marcada para as 14h00, a sessão de abertura decorre então às 14h30. Essa mesma sessão tem intervenções da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.
Segue-se, às 14h50, o painel “Desafios da gestão da qualidade do ar nas cidades”, moderado por Francisco Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O painel conta com a participação de David Vale, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Luísa Nogueira, Pedro Machado, e Filipe Araújo.
Iniciativa promove sensibilização ambiental
A iniciativa inclui igualmente um período de debate aberto ao público, agendado para as 16h00, sendo que encerra às 16h30 com a participação do secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.
Ademais, o evento pretende reforçar a consciencialização da população e dos decisores para a importância da qualidade do ar, promovendo a partilha de conhecimento e incentivando a adoção de soluções concretas para melhorar este recurso essencial.
O Dia Nacional do Ar, assinalado a 12 de abril, instituiu-se em 2019 com o objetivo de sensibilizar para a importância da qualidade do ar e incentivar comportamentos mais sustentáveis.
A escolha de Setúbal para acolher as comemorações nacionais em 2026 reforça o papel do município na promoção da sustentabilidade ambiental e da saúde pública. Além disso, afirma-o como um espaço de referência no debate de questões ambientais e urbanas.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







