DestaqueDistrito de Setúbal

Setúbal | Rapariga de 17 anos que esteve à deriva em alto mar durante mais de 20 horas está estável

Érica Vicente, a  jovem de 17 anos de Setúbal que esteve à deriva no mar durante mais de 20 horas, no Algarve, está estável e poderá ter alta dentro em 24 a 48 horas, informou esta segunda-feira o director clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

“A rapariga está algo prostrada, como é natural, depois de tanto tempo sem alimentação, exposta ao sol e com stress, mas está bem, está estável, não está desidratada. Tem manifestações de prostração, está sonolenta e com algumas dores a nível muscular, e cutâneas, mas não tem lesões graves”, afirmou Horácio Guerreiro.

O responsável clínico, que falava aos jornalistas junto à urgência de Pediatria do Hospital de Faro, disse ainda que a jovem, que está no Serviço de Observação (SO) de Pediatria, está acompanhada pela mãe e consciente, embora pouco comunicativa, esperando-se que o seu estado tenha uma evolução positiva.

Recorde-se que a jovem esteve desaparecida desde a tarde de sábado no mar algarvio e foi encontrada com vida, em alto mar, a cerca de 46 quilómetros da costa, agarrada à sua prancha de stand-up paddle, quase 20 horas depois de ter sido levada pela corrente.

O salvamento foi feito por um navio mercante que estava a passar naquela zona e avistou a prancha com a jovem, que estava apenas de biquini e já em hipotermia avançada. “Esteve só com o biquini a noite inteira, na água, com muito vento e frio. Estava desidratada e foi levada para os cuidados intensivos”, revelou o comandante. Após o resgate, a jovem foi transportada de helicóptero para o Hospital de Faro.

O pai da jovem terá assistido ao momento em que a filha foi levada pelas ondas, na praia do Coelho, em Vila Real de Santo António. A jovem não conseguiu contrariar a corrente, entrou em pânico, não conseguiu remar e foi levada para alto mar. “O pai ainda saltou para a água, mas infelizmente não conseguiu agarrá-la, não teve capacidade física para chegar à prancha”, explicou o comandante João Afonso Martins, em declarações à SIC Notícias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito