Setúbal | PS manifesta “preocupação” pela manutenção das infraestruturas, assim como pela violência doméstica
Abandono de resíduos verdes e de infraestruturas, assim como os dados relativos à violência doméstica, foram temas trazidos pelos socialistas na sessão de Câmara desta quarta-feira.
A bancada do Partido Socialista na Câmara Municipal de Setúbal manifestou esta quarta-feira, em sessão camarária e em nota de imprensa enviada para as redações, “preocupação” sobre o estado de algumas infraestruturas no concelho, assim como os casos de violência doméstica no último ano.
Em matéria de urbanismo e infraestruturas, os temas que suscitaram maior preocupação foram o “abandono dos resíduos verdes resultantes do desbaste e poda de árvores na via pública”, como na Rua da Quinta da Rutura, no Grelhal, assim como o “abandono” de infraestruturas como o equipamento polidesportivo no Largo de Afonso Ventura, em São Sebastião, e a avaria no alarme do pólo de São Julião da Biblioteca Municipal, que “coloca em causa utilização do espaço“.
Sobre segurança pública, os socialistas pediram um reforço nos instrumentos municipais de combate à violência doméstica e de género, como a nomeação de conselheiros locais para a Igualdade. Do mesmo modo, questionaram qual o ponto de situação sobre a criação do Grupo Interinstitucional de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Doméstica, assim como a análise e emissão de pareceres por parte do Conselho Municipal de Segurança sobre a problemática. De igual forma, fizeram referências às crianças como “um dos grupos mais vulneráveis à violência, à pobreza e à exclusão”, reforçando o papel “determinante dos adultos na garantia e respeito dos direitos das crianças”.
O Relatório Anual de Segurança Interna de 2023 indica que, apesar da descida de 0,1%, a violência doméstica continua a ser o crime com “maiores índices de queixas”, tendo até 15 de novembro, de acordo com o Observatório de Mulheres Assassinadas da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), sido registadas 25 mortes, com 53 tentativas de homicídio.
Outros dos temas que foram abordados incluíram a “ausência de ações preventivas de desbaratização e desratização“, e a clarificação dos critérios para a atribuição de apoio às entidades desportivas do movimento associativo, devido aos atrasos no financiamento por parte da autarquia, assim como o apoio “insuficiente”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito