Setúbal

Setúbal na vanguarda da participação cidadã com nova App

Setúbal lança aplicação móvel inovadora para fortalecer a comunicação entre cidadãos e autarquia, facilitando a participação cívica.

Setúbal dá um passo gigante na comunicação entre munícipes e autarquia com o lançamento da inovadora aplicação “Setúbal Participa”.

Numa era em que a tecnologia molda o nosso quotidiano, Setúbal não fica para trás e aposta na inovação para fortalecer a sua ligação com os munícipes. A nova aplicação “Setúbal Participa” é a prova disso. Lançada no passado dia 17 de fevereiro, esta ferramenta digital, disponível para Android e iOS, permite aos cidadãos comunicar com a Câmara Municipal de forma simples, direta e eficaz.

O presidente da Câmara, André Martins, destaca a facilidade de utilização da aplicação e as suas funcionalidades inovadoras, como a georreferenciação, que permite identificar com precisão o local de uma ocorrência, e a possibilidade de anexar até cinco imagens e um vídeo, facilitando a comunicação de problemas e sugestões.

Com esta nova ferramenta, “os munícipes podem dirigir-se à Câmara Municipal de uma forma mais simples e direta, apenas utilizando os telemóveis”, afirma o autarca.

A iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal vai ao encontro da crescente procura por soluções digitais que promovam a participação cidadã. A aplicação “Setúbal Participa” surge como uma resposta inovadora e eficaz, que permite aos munícipes fazerem ouvir a sua voz de forma mais célere e cómoda.

Esta não é a primeira vez que a autarquia de Setúbal demonstra a sua preocupação com a participação dos cidadãos. Em 2003, foi criado o Gabinete de Participação Cidadã (GAPC), um serviço que permite aos munícipes colocar questões à autarquia.

“Desde a primeira hora que implementámos uma nova fórmula de relação com os munícipes, completamente diferente do que encontramos no país”, salienta André Martins, referindo-se também ao programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, que promove reuniões regulares com a população.

Com a nova aplicação, o GAPC passa a contar com mais uma ferramenta para reforçar a sua atuação junto dos cidadãos. O objetivo é que o GAPC dê sempre uma resposta ao munícipe, informando-o sobre o recebimento do seu contacto e, caso não haja solução imediata para o assunto, dando conta do prazo previsível para a mesma.

“Os serviços têm conhecimento desta nossa tecnologia e da necessidade de manter uma resposta atualizada”, garante o presidente da Câmara. “Tem que se dar uma resposta o mais rápido possível, mesmo que leve algum tempo, para a pessoa saber que o assunto é tratado e dar cada vez mais confiança ao munícipe de que, dirigindo-se à Câmara Municipal, o problema que tem possa ser resolvido”.

A aposta na participação cidadã é, para André Martins, uma forma de reforçar a confiança dos munícipes na democracia. “A participação dos cidadãos é sinónimo de que têm confiança na democracia”, afirma o autarca, sublinhando que a Câmara Municipal tem a responsabilidade de “garantir a confiança dos munícipes na administração”.

A aplicação “Setúbal Participa” já está operacional e pode ser descarregada nas lojas virtuais para telemóveis Android e iOS — pesquisando mediante “Setúbal Participa” —, e com o site disponível em ocorrências.mun-setubal.pt, sendo necessário registo por parte do munícipe.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito