Setúbal | Martim Ribeiro estará a bordo no primeiro voo parabólico em Portugal
Martim Ribeira, estuante de 17 anos e residente em Setúbal, irá participar no primeiro voo parabólico em Portugal, onde os participantes terão a oportunidade de experimentar a gravidade zero.
Enquadrado no projeto Zero-G Portugal, os 30 finalistas que vão embarcar neste experiência, única e pioneira em Portugal, vão testar a sensação de estar em gravidade zero, quando o Airbus A310 descolar de maneira vertiginosa, da Base Aérea nº 11 de Beja, até mais de 7 quilómetros de altitude.
A esta altura a aeronave irá desligar a propulsão para realizar uma parábola, da qual continuará a subir até atingir os 8500 metros de altitude, onde irá descer em queda livre durante 22 segundos. Neste espaço de tempo, os 30 alunos, poderão experienciar uma verdeia sensação de ausência de gravidade. Esta manobra irá ser realizada 30 vezes durante o voo.
Com 460 candidaturas, Martin Ribeiro, conseguiu ficar entre os 30 finalistas, numa seleção rigorosa que avaliou os parâmetros físicos, mentais e criativos de todos os concorrentes.
Antes do voo, que irá decorrer no dia 16 de setembro, os finalistas terão uma semana de formação de modo a garantir a total segurança do projeto. Após a aterragem do avisão os alunos irão se tornar embaixadores da iniciativa, com o objetivo de contribuir e estimular junto das escolas o interesse pelo espaço.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito