DesportoSetúbal

Setúbal | João Praia lamenta a falta de apoios ao movimento associativo

Os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia são considerados importantes, mas insuficientes para fazer face aos desafios.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Distrito, João Praia, presidente do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, considerou que os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia, apesar de importantes, ainda se demonstram insuficientes para fazer face às despesas da coletividade. De momento, o único apoio privado que a coletividade tem é da SECIL, “que todos os anos atribui um valor de 600 euros ao movimento associativo em Setúbal [em] cerimónia protocolar“.

Um dos exemplos dados foi o apoio dado às marchas populares, em que o apoio de 14 mil euros é considerado insuficiente, pois “o material é caríssimo, os tecidos são caros, o material para os arcos também é caro“, afirmou João Praia. “Nota-se uma marcha, e parece que não estão ali 14 mil euros investidos, mas estão e, se calhar, estão muito mais, porque temos de pagar à madrinha, temos de pagar ao cavalinho, autocarros, maquilhadoras“, acrescentou o presidente d’”Os 13”, que também defendeu o aumento do apoio para esta atividade, tendo em conta que se trata de algo que é desfrutado por toda a a cidade.

João Praia revelou, também, que muitas das atividades realizadas em anos anteriores deixaram de se realizar devido às dificuldades financeiras, dando o exemplo das participações no corso carnavalesco, o fim do Amateatro, em que a Câmara Municipal concedia um apoio de 750 euros, e muitas outras que nem viram a luz do dia, como a estreia de um espetáculo cabaret original “Uma Noite no Majestic“, que “não dá para fazer, porque não existe dinheiro para músicas“.

Para fazer face às despesas, as atividades culturais como o Magusto, shows de transformismo, de Halloween, entre outras, têm sido dinamizadas para angariar alguma receita para a coletividade, mas João Praia garantiu que “todo o dinheiro que se faz é, essencialmente, […] para pagar despesas da coletividade“, dinheiro esse que, muitas vezes, “sai dos dirigentes“.

Devido a este cenário, o presidente do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” mostrou-se algo receoso com o futuro do movimento associativo, devido à saída de dirigente mais velhos e à falta de interesse dos jovens, destacando que, das coletividade em Setúbal, “Os 13″ e os Ídolos da Praça são os únicos dirigidos por jovens, com os 33 anos de idade de João Praia e os “20 e poucos” de Bruno Vigário, dos Ídolos da Praça.

O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” é uma coletividade cultural e desportiva, localizada na Rua Camilo Castelo Branco, e que serve a população do Bairro Trindade. Conta com 103 anos de história, e com um currículo longo no futebol, no ténis de mesa, e noutras modalidades que acabaram por ser esquecidas. No entanto, está já previsto o regresso do futebol de sete, conforme noticiado no Diário do Distrito no dia 3 de setembro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito