DestaqueDistrito de Setúbal

Setúbal | Governo vai reunir com a Câmara Municipal para resolver polémica relacionada com bombeiros sapadores

André Martins reúne com Ana Abrunhosa esta terça-feira, no Ministério da Coesão Territorial, em Lisboa.

A ministra da Coesão Territorial já solicitou uma reunião com o presidente da Câmara de Setúbal para debater questões legais relacionadas com os bombeiros sapadores, na sequência dos incidentes da passada sexta-feira na abertura da Feira de Santiago.

Segundo revelou à agência Lusa fonte do Gabinete da Presidência do município sadino, o contacto da ministra Ana Abrunhosa surgiu depois de o autarca ter anunciado que iria solicitar uma reunião ao primeiro-ministro para tentar resolver o problema dos bombeiros sapadores de Setúbal.

Recorde-se que na passada sexta-feira, o presidente da Câmara de Setúbal André Martins foi apupado e insultado por mais de uma centena de bombeiros e familiares quando se preparava para inaugurar a Feira de Santiago, principal certame da cidade, tendo abandonado o recinto sob escolta da PSP.

Entretanto, depois de ter revelado que iria pedir uma reunião ao primeiro-ministro para tentar encontrar uma solução para o problema dos bombeiros sapadores de Setúbal, André Martins foi contactado pela ministra Ana Abrunhosa para uma reunião, a realizar esta terça-feira, no Ministério da Coesão Territorial, em Lisboa.

Os bombeiros sapadores de Setúbal, que estão em greve há cerca de oito meses, contestam o actual comandante e a gestão da corporação por parte do município, mas a situação agravou-se na última semana, face à decisão da autarquia sadina de proceder ao corte do subsídio de turno, 25% do salário base dos bombeiros.

A Câmara de Setúbal justifica a decisão de suspender o pagamento do subsídio de turno aos bombeiros sapadores com base em decisões judiciais nesse sentido, do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF), de Almada, e do Supremo Tribunal Administrativo (STA), e com pareceres de diversos organismos da administração central, Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) e Inspecção Geral de Finanças (IGF).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito