EmpresasSetúbal

Setúbal | Galp desiste de construir refinaria de lítio após desistência da Northvolt

Empresa anuncia desistência

A Galp decidiu abandonar o projeto Aurora, que previa a construção de uma refinaria de lítio em Setúbal, após a desistência da Northvolt e de não ter arranjado outro parceiro, adiantou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«A Galp decidiu não avançar com a construção do projeto Aurora. Inicialmente uma parceria 50/50 entre a Galp e a Northvolt, esta última comunicou à Galp no início de 2024 a sua decisão de deixar de investir no Aurora» explicou a empresa.

O anúncio da escolha de Setúbal pela Galp e a Northvolt para a construção de uma unidade para a conversão de lítio foi feito em Abril de 2022, e previa ser «a lançamento para o desenvolvimento de uma cadeia de valor integrada de baterias de lítio na Europa».

No entanto, a Northvolt anunciou em 22 de novembro deste ano ter apresentado um pedido de proteção contra a falência nos Estados Unidos da América, referindo que é mantida a fábrica da Suécia a operar.

Desde então, «a Galp tem procurado identificar novos parceiros internacionais, mas sem sucesso» referiu a empresa, adiantado «apesar dos esforços significativos, que incluíram a montagem de uma equipa qualificada, a realização de estudos de engenharia, a preparação de processos de licenciamento e a procura de incentivos e financiamentos, o contexto atual e a impossibilidade de contar com um parceiro internacional inviabilizam a prossecução do projeto».


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito