Distrito de Setúbal

Setúbal faz a Festa do Teatro até dia 26 de Agosto. Programa ecléctico e intenso

XXV Festa do Teatro tem actividades em vários locais da cidade.

A Festa do Teatro, um dos mais conceituados festivais a nível nacional e que proporciona eventos culturais de qualidade, começou esta quinta-feira à tarde (17 de Agosto) e prepara-se para oferecer mais 10 dias de programação “ecléctica e intensa”, lê-se na nota publicada no site oficial da autarquia sadina.

A iniciativa, uma parceria do Teatro Estúdio Fontenova com a Câmara Municipal de Setúbal, a decorrer até ao próximo dia 26, proporciona 40 eventos, entre os quais exposições, workshops, conversas e ainda 20 espectáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, incluindo três estreias, “numa ponte entre a excelência artística e a oportunidade de jovens mostrarem as suas criações”, realça o autarca André Martins.

A XXV Festa do Teatro tem actividades no Convento de Jesus, na Escola Secundária Sebastião da Gama, na Casa da Cultura, na Praça de Bocage, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, no Mercado da Conceição e no Jardim de Palhais, estes dois últimos em estreia.

Após a sessão de abertura, os claustros do Convento de Jesus receberam um concerto da portuguesa Chica, a que se seguiu, à noite, na Praça de Bocage, a primeira apresentação cénica do programa, “A Banda”, da companhia OtraDanza, de Barcelona, Espanha.

A Festa do Teatro prossegue esta sexta-feira e reserva duas estreias nas secções Off – Mais Festa e Oficial, respectivamente “Câncer”, da Tela Negra, às 19h00 no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, e “A Ruiva”, uma coprodução do Teatro Estúdio Fontenova com a Companhia João Garcia Miguel, às 22h00, no Fórum Luísa Todi.

“A Ruiva”, com encenação de Sara Ribeiro, com André Marques, Catarina Ribeiro, Duarte Lopes e Sara Túbio Costa no elenco, sobre anseios e sobre a capacidade de modificação função desses anseios, propondo uma reflexão aberta sobre matérias da atualidade, é um dos destaques da programação.

A peça das companhias de Setúbal e Torres Vedras tem mais três sessões agendadas para os dias 19, 20 e 21, sempre com início às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo a última apresentação acompanhada de uma intérprete em Língua Gestual Portuguesa, novidade nesta edição do certame.

O programa da Secção Oficial da XXV Festa do Teatro contemplava uma outra estreia, concretamente “lista de esperas”, do colectivo caroço, cuja apresentação, agendada para dia 19, no espaço “A Gráfica – Centro de Criação Artística, foi cancelada e será reagendada pela organização em data a anunciar.

Informações sobre o programa, horários e bilheteira no site oficial da Câmara Municipal de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *