Setúbal

Setúbal estreita laços com o Brasil: Acordo Arrábida impulsiona cooperação e desenvolvimento

Setúbal, Sesimbra e Palmela reforçam laços com o Brasil, promovendo o Território Arrábida e abrindo novas oportunidades de cooperação.

Num passo estratégico para promover o Território Arrábida além-fronteiras, Setúbal, Sesimbra e Palmela assinaram um protocolo de cooperação com o Governo do Estado de Rio Grande do Norte, no Brasil, consolidando uma parceria que abre novas oportunidades para ambos os países. A assinatura ocorreu em Natal, capital do Estado brasileiro, no dia 4 de novembro, durante uma visita dos presidentes das câmaras municipais André Martins, Álvaro Amaro e Francisco Jesus, acompanhados de empresários e representantes de instituições da região, a convite da Governadora Fátima Bezerra.

Esta deslocação ao Brasil é o resultado de uma visita de Fátima Bezerra a Setúbal, realizada em março deste ano, quando a governante brasileira conheceu de perto o potencial dos três municípios que integram o Território Arrábida. Agora, ao aprofundar a cooperação, os autarcas pretendem atrair investimento e alavancar o turismo e a economia local.

A comitiva portuguesa inclui figuras de relevo, como Ângela Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, António Caracol, em representação da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e Nuno Maia, da Associação da Indústria da Península de Setúbal, além de diversos empresários regionais. Durante a estadia em Natal, a delegação participou em sessões de trabalho com secretarias do governo local e em reuniões com representantes dos setores económico, educativo, turístico e portuário.

“Identificámos várias áreas de interesse comum e possibilidades reais de cooperação,” afirma André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, sublinhando que já está em consideração uma nova visita, desta vez de representantes brasileiros a Setúbal, agendada para maio. O objetivo é apresentar os primeiros resultados do protocolo e explorar novas áreas de colaboração.

Martins reforça que esta parceria é uma ponte para “a criação de riqueza e o desenvolvimento mútuo”, promovendo Setúbal e o Território Arrábida enquanto destinos de excelência, tanto no âmbito turístico como económico. O acordo representa, assim, uma abertura ao investimento brasileiro em Portugal e uma aproximação estratégica entre os dois países.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito