PolíticaSetúbal

Setúbal | Concelhia do PSD toma posse com a certeza de vitória nas autárquicas 2025

No meio de críticas à CDU e ao PS, a nova estrutura concelhia do PSD acredita numa vitória do partido na autárquicas 2025 em Setúbal, destacando a mobilização dos militantes e a aposta por parte da direção nacional em fazer do concelho a primeira autarquia social-democrata do distrito.

Perante um “plenário cheio“, como designou Paulo Pisco, presidente da Mesa da Assembleia de Secção, a sala de reuniões do Mercado do Livramento foi palco da tomada de posse da Comissão Política de Secção do PSD Setúbal, presidida pelo vereador Paulo Calado, esta quarta-feira, à noite.

A cerimónia começou com a tomada de posse dos membros da Mesa da Assembleia, seguida dos membros da Comissão Política.

Seguiram-se os discursos de Paulo Ribeiro, presidente da Comissão Política Distrital, Paulo Calado, presidente da Comissão Política de Setúbal, e Hugo Soares, secretário-geral do PSD.

Paulo Ribeiro destacou a “noite fria, mas com muito calor social-democrata“, passando a elogiar a equipa que agora dirige os destinos da concelhia, como sendo uma equipa de “unidade”, com “militantes das mais diversas origens, com homens e mulheres disponíveis“, e a considerar os autarcas do partido como tendo dado “mostras das suas competências” onde são governo. Criticou, ainda, o executivo CDU e o Partido Socialista, pela “estagnação” do concelho, e prometeu apoio da distrital para as autárquicas em Setúbal.

Paulo Ribeiro

Passando para Paulo Calado, o vereador e agora presidente da Comissão Política de Setúbal destacou o facto das listas para os órgãos concelhios terem sido “constituídas por consenso“, para “fazermos frente aos desafios que temos pela frente no próximo ano autárquico“. O autarca agradeceu, ainda, a Nuno Carvalho e à direção cessante, aos anteriores presidentes da secção mas, sobretudo, à vereadora Sónia Leal Martins, que também foi elogiada por Hugo Soares, e que foi considerada como uma “surpresa”, e como um elemento fundamental para a aprovação de várias das medidas do partido aprovadas em sede de Câmara Municipal.

O vereador passou, entretanto, a criticar a gestão CDU, sobretudo as “nuvens negras” que pairam sobre as finanças locais, e o “comportamento errático” do PS, pela forma como está a exercer oposição. Neste sentido, mostrou o foco do partido na “resolução dos problemas das pessoas“, usando uma frase proferida por Hugo Soares na terça-feira, e destacou a proposta do IMT Jovem, que colocou Setúbal como “a primeira autarquia do país” com esta medida. Paulo Calado concluiu o discurso considerando que a CDU se encontra em “fim de ciclo“, não só devido à gestão autárquica, mas também à perda de expressão eleitoral.

Paulo Calado

Hugo Soares focou-se mais nas políticas do governo a nível nacional, mas foi mais longe do que os restantes oradores, e assumiu diretamente que “temos uma grande oportunidade de ganhar a Câmara Municipal de Setúbal“. Para tal, afirmou haver um partido “mobilizado” e com “malta nova com vontade para fazer um bom trabalho“, assim como a aposta da direção nacional no distrito, através do seu coordenador autárquico Pedro Alves.

No entanto, o secretário-geral do partido afirmou, ainda, que, para poderem vencer as eleições autárquicas, é necessário responder a dois “desafios“: “unir e agregar”, tanto o partido, como a sociedade civil, e “escolher bem o rosto” do PSD para a presidência da Câmara Municipal.

Em relação ao restante discurso, Hugo Soares focou-se nas medidas do Orçamento do Estado, e sublinhou o facto deste orçamento ser “o primeiro na história democrática de Portugal que não aumenta um único imposto“. Mas ainda deixou um alerta para a comissão política de secção:foquem-se em apresentar soluções que resolvam a vida das pessoas“, com o objetivo de regressar em 2026 a Setúbal com uma câmara social-democrata.

Hugo Soares

A cerimónia terminou com a já tradicional entoação do hino do PSD e do hino nacional.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito