
Foi colocada esta terça-feira, a primeira pedra do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage, que irá projetar uma nova Escola Básica de 1º Ciclo e um Jardim de Infância, complementar à atual Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclo (EB 2,3) Barbosa du Bocage que já existe.

Na presença do presidente da Câmara André Martins, do diretor do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage António Caetano, e do presidente da União de Freguesias Rui Canas, a cerimónia começou com a assinatura do auto de notícia, que foi guardado num recipiente de plástico e enterrado à entrada da construção.
De seguida, interveio André Martins, que relembrou que este projeto foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência – PRR (3 milhões de euros), e pela Câmara Municipal (2,3 milhões), com o objetivo de responder ao aumento da população escolar, e de construir um “equipamento moderno” para dar resposta a estes desafios. O edil referiu, ainda, a necessidade de intervenção em várias escolas do município, devido ao estado de degradação, dando os exemplos da EB2,3 de Aranguez e da Barbosa du Bocage, com instalações desativadas devido à humidade ou a outras condicionantes, assim como a questão da inexistência de uma escola secundária em Azeitão, considerada “necessária”. Neste último, André Martins referiu que endereçou, juntamente com o presidente da Câmara de Sesimbra, uma carta conjunta a requerer uma reunião o o Ministro da Educação, tendo em vista a construção de uma escola que sirva os jovens das freguesias de Azeitão e de Quinta do Conde, em Sesimbra.

Intervieram, ainda, o diretor do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage António Caetano, que quer ver o novo centro educativo como um “símbolo” e um “recurso” para a comunidade, enquanto que Rui Canas, presidente da junta da União de Freguesias, apelidou o novo espaço como a “jóia da coroa”, e um “exemplo” da continuação da “transformação” do parque escolar.
A empreitada, adjudicada a Alberto Couto Alves, S.A., com um investimento de 5,3 milhões de euros, tem como objetivos construir uma nova Escola Básica de 1º Ciclo e Jardim de Infância, com oito salas de aula, e três de atividades, assim como um Pavilhão Polivalente, portarias e coberturas exteriores, estes dois últimos projetados, tanto para a EB 2,3 já existente, como para os novos estabelecimentos de ensino a construir. A obra prevê, ainda, a construção de um Centro de Apoio à Aprendizagem, para alunos com necessidades educativas especiais, assim como um refeitório, salas de informática, de professores, pessoal não docente, entre outros espaços necessários para o funcionamento do novo Centro.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito