AgendaDistrito de Setúbal

Setúbal | Casa da Baía recebe ciência na Noite Europeia dos Investigadores

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai realizar a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Esta irá decorrer ao longo da próxima sexta-feira, dia 29 de Setembro, entre as 10h30 e as 22h00, na Casa da Baía, propondo aproximar a ciência do grande público através de atividades interativas e lúdicas.

A que é considerada a maior festa da ciência em Portugal e na Europa está de regresso a Setúbal, e nesta edição adopta o tema ‘Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade’, transversal às várias atividades previstas e que dá também título a uma mesa-redonda, agendada para as 17h00, para uma reflexão conjunta entre oradores e público sobre a importância de comunicar ciência de forma eficaz e transferi-la para a sociedade.

Durante o dia, com um programa dedicado aos alunos do pré-escolar ao ensino secundário e profissional, estão previstas visitas guiadas ao CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado bem como um conjunto de workshops que abordam questões tão diversas como o porquê de ser cientista, o impacto da ciência na vida quotidiana e o que ter à mão em caso de sismo.

Na área do empreendedorismo, a equipa da IPStartUp, incubadora de ideias de negócio do IPS, vai dinamizar o workshop “A nossa cidade inovadora” (19h45), que propõe uma reflexão conjunta sobre o potencial que Setúbal tem para oferecer aos seus habitantes e de que forma podem eles contribuir para fazer crescer este território de forma inovadora.

No período da noite, as propostas da NEI alargam-se a toda a comunidade local, com animação a cargo das tunas do IPS, uma visita guiada à Casa da Baía, e um período de conversas-expresso com investigadores do IPS, a partir das 21h30, oferecendo uma oportunidade de conhecer, na primeira pessoa, as motivações e percursos de quem se dedica, diariamente, à tarefa de produzir e disseminar conhecimento em áreas como Educação, Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Tecnologia e Sociedade.

Na ocasião, será também lançado o ebook “SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends”, um dos resultados do projeto SHIFT, uma investigação na área do marketing turístico liderada pelo IPS e que decorre desde janeiro de 2022. A sessão, agendada para as 19h20, será uma forma de dar a conhecer algumas informações valiosas para quem se dedica à área do turismo, nomeadamente no que toca aos grandes desafios atuais do setor, como a sustentabilidade, a digitalização e os comportamentos dos consumidores pós-pandemia.

A NEI conta com o apoio de vários parceiros locais: ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, S.ENERGIA – Agência Regional de Energia e SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal.

Fonte: IPS


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *