O troço da Estrada de Santo Ovídeo localizado entre o Faralhão e o Moinho de Maré da Mourisca, no concelho de Setúbal, foi novamente encerrado a partir desta tarde, devido a inundação estuarina motivada pelas marés, informa a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.
O encerramento da Estrada Municipal 356 entre a Rua Alves Redol e a rotunda de acesso ao Moinho de Maré da Mourisca, também realizado entre o final da tarde de ontem e as 08h00 desta manhã, foi determinado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, que se encontra a acompanhar a situação.
Uma maré cheia com 3,90 metros de altura motivou o galgamento das águas do Estuário do Sado, formando um lençol de água que submergiu parte da Estrada de Santo Ovídeo e entrou em algumas habitações localizadas naquela zona da freguesia do Sado.
Por este motivo, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recomenda a adoção de medidas preventivas, como a colocação de sacos de areia na porta para evitar a entrada da água.
Há previsão de nova maré alta com as mesmas características para a madrugada desta sexta-feira, pelo que deve ser repetida a medida de corte de trânsito no mesmo local.
Este fenómeno de marés altas no rio Sado está a causar, igualmente, lençóis de água em algumas zonas da Baixa da cidade, designadamente na Praça de Bocage, devido à entrada de água na rede pluvial.
O problema motivado pelo galgamento estuarino quando se registam marés muito altas já havia sido sinalizado, o que resultou no agendamento de uma reunião pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, para esta tarde, com diversas entidades, para definição de medidas de mitigação.
A reunião junta serviços da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia do Sado com a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os Serviços Municipalizados de Setúbal e a Capitania do Porto de Setúbal.
Fonte: Câmara Municipal de Setúbal
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito