Sete distritos em alerta máximo devido a ondas gigantes e ventos fortes
Sete distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave emitido pelo IPMA, devido à agitação marítima extrema. Ondas podem atingir os 14 metros e ventos ultrapassam os 100 km/h.

Sete distritos do continente — Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga — estão sob aviso vermelho, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à forte agitação marítima. Ondas de noroeste entre 7 e 8 metros de altura significativa, com picos que podem atingir os 14 metros, colocam em risco toda a faixa costeira destes distritos até ao meio-dia de hoje.
O alerta vermelho, que simboliza um risco meteorológico extremo, será novamente ativado entre as 18h de quarta-feira e as 6h de quinta-feira, com previsões de ondulação intensa e ventos fortes. Além disso, os distritos de Faro, Setúbal e Beja estarão sob o mesmo alerta crítico entre as 3h e as 6h de quinta-feira, devido à agitação marítima severa.
Como medida preventiva, diversas barras marítimas estão encerradas à navegação. Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Ericeira, Cascais e Portimão estão completamente interditas, segundo a Autoridade Marítima Nacional. As barras de Viana do Castelo e Leixões estão restritas a embarcações de comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.
Para além do alerta marítimo, o IPMA emitiu aviso laranja para Porto, Viana do Castelo e Braga, devido ao vento forte, com rajadas que podem atingir os 100 km/h, particularmente na faixa costeira, passando depois a aviso amarelo na quarta e quinta-feira. Em simultâneo, haverá precipitação forte no norte e centro do país e possibilidade de queda de neve acima dos 700 metros em distritos como Bragança, Guarda, Vila Real e Castelo Branco.
Este cenário meteorológico adverso é provocado pela depressão Ivo, que sucede à depressão Hermínia e que trará uma superfície frontal fria ao território continental. A população é aconselhada a evitar deslocações desnecessárias, permanecer em segurança e seguir as orientações das autoridades.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







