Sesimbra

ZimbraMel 2024: Veja os Destaques do Primeiro Dia

A 25ª edição da ZimbraMel decorre até domingo, no Parque Augusto Pólvora. São três dias de homenagem ao melhor mel da região.

A noite de sexta-feira em Sesimbra foi marcada pelo concerto da banda Fado d’Alma, e pautada pelo grande luar que se fez sobressair no céu escuro, acima do Parque Augusto Pólvora, na Maçã. A ZimbraMel2024 compromete-se, durante três dias, a celebrar e homenagear os apicultores do concelho de Sesimbra e não só, até este domingo, dia 25.

ZimbraMel 2024
Créditos Tiago Martins

Vinte e cinco é também o número desta edição — há um quarto de século que a feira dá a promover aquilo “que Sesimbra tem de melhor, os produtos locais”, diz Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo.

Este sábado ficamos já a conhecer o vencedor do concurso de mel.

Já amanhã, aprendemos a recolha manual de mel, com um workshop para crianças e adultos, antes do concerto de tributo a Tina Turner, às 21h30.

As crianças têm ao seu dispor um insuflável gratuito, e a Oficina das Abelhas, com pinturas faciais e a hora do conto e insufláveis gratuitos.

A feira é uma boa oportunidade para dar a conhecer os vários produtos. “Vem muita gente feira”, que prova “o mel e acabam por voltar”, ou fazem “encomendas“.

João Nascimento e a mulher vão dando pequenas colheres com diferentes tipos de mel a quem chega à banca. O casal da Amora tem colmeias na zona de Fernão Ferro e desenvolve a apicultura desde 2010, com a marca Mel Real.

Apesar de existirem clientes que voltam todos os anos, notam uma diminuição na compra deste produto. Como o “mel não é um bem de primeira necessidade”, o poder de compra faz com que “as pessoas não comprem tanto”, dizem.

A marca Mel Real, nome pelo qual são conhecidos, está disponível nas redes sociais, e, até domingo, aguarda pela sua visita.

25 anos de história-ZimbraMel

ZimbraMel2024

Este evento acontece há seis anos no Parque Augusto Pólvora, e começou em 1999, com o vereador Cristóvão Rodrigues. Passou, entretanto, pelo Castelo de Sesimbra, pela Casa da água no Cabo Espichel e pela Moagem de Sampaio, antes do parque atual ser aberto ao público.

A feira é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, a Junta de Freguesia do Castelo e a Associação de Apicultores da Península de Setúbal.

Veja aqui toda a programação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito