Sesimbra | grande incêndio afetou 30% da Herdade da Apostiça, mas as “aves” não abandonaram a sua casa
A autarquia fez uma análise dos estragos causados pelo incêndio de 11 de setembro, na Amora. Área de canaviais e alguns pinheiros consumidos pelo fogo, mas as infraestruturas sobreviveram.
O grande incêndio que deflagrou na semana passada, a 11 de setembro, na Amora, foi dominado em menos de 24 horas. Antes de ser extinto, o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, em Sesimbra, perdeu cerca de 30% da sua área para as chamas.
O incêndio neste santuário ambiental, localizado na Herdade da Apostiça, obrigou ao encerramento do Espaço Interpretativo e, mais tarde, da Estrada Nacional 377, devido ao intenso fumo que se fazia sentir.
Apesar do susto, o fogo não afetou pessoas ou zonas residenciais. As chamas consumiram uma extensa zona de caniçais e um passadiço, mas os restantes equipamentos, entre os quais a nova torre e o observatório, mantiveram-se intactos.
A autarquia salienta ainda que apenas os pinheiros na zona da Ribeira da Apostiça foram afetados e que, na manhã após a conclusão do incêndio, já se avistavam aves no local, um sinal que pode ser muito “positivo“.
A análise da área ardida no Município de Sesimbra continua em curso, mas a autarquia lamenta os estragos numa das zonas ambientais “mais sensíveis e importantes da região”.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito