EducaçãoSesimbra

Sesimbra: Escola Secundária de Sampaio exige melhores condições

Alunos juntaram-se para discutir, entre outros temas, a falta de professores e a necessidade de diversas intervenções na escola.

Cerca de 50 alunos da ES Sampaio, em Sesimbra, reuniram-se para debater os problemas da sua comunidade escolar e exigir soluções ao Governo. A Reunião Geral de Alunos (RGA) reuniu um abaixo-assinado com 224 assinaturas dos estudantes (25% dos alunos da Escola) e, segundo os organizadores, não obteve o importante apoio da Direção.

“A direção, desde o primeiro momento, de má-fé, colocou todo o tipo de barreiras à realização da RGA”, alega Filipa Negrini, aluna do 10.º ano. “A intimidação, a demora na resposta aos e-mails enviados, a não proposta de um outro espaço para a realização da RGA, o boicote à RGA através da proposta de uma data e hora alternativa fora de horário letivo, momento em que nenhum estudante se encontra na escola” foram alguns dos obstáculos que foram colocados aos alunos.

Segundo a aluna, a escola ainda terá removido os cartazes elaborados para anunciar a reunião.

Ao Diário do Distrito, a Direção da ES de Sampaio não desmentiu estas afirmações, referindo que a presente reunião foi autorizada, “durante o período letivo, em horário e local da Escola Secundária de Sampaio que não perturbe o fornecimento das refeições, nem o funcionamento das atividades letivas”.

Apesar destes e de outros constrangimentos, a iniciativa decorreu com “grande sucesso”, no refeitório da Escola, às 10h00 da manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro.

Durante a primeira parte, os estudantes puderam debater os problemas que afligem a sua comunidade escolar e apresentaram duas Moções de Luta. Uma destas moções definiu uma Ação de Luta que ocorrerá em Sampaio, de 24 a 28 de março. Num destes dias, a 27 de março, os alunos vão realizar uma concentração à frente do portão da Escola a exigir “soluções ao Governo”.

Com estas ações, os estudantes ambicionam contribuir para a melhoria do clima democrático na escola e reivindicar reformas importantes para a sua comunidade escolar.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Absolutamente lamentável todo o tipo de obstáculos ao exercício da cidadania por parte dos estudantes colocados pela Direção da escola. Parabéns aos alunos pela iniciativa e divulgação mediática!