Seminário Saúde Mental reúne mais de uma centena de participantes

Ontem, dia 9 de abril, ocorreu o 3.º Seminário sobre Saúde Mental, que contou com lotação esgotada, juntando mais de uma centena de participantes no Espaço Fortuna, em Quinta do Anjo, entre técnicos do Município de Palmela e de outras autarquias e instituições de todo o país.
Tendo como tema “Do Presente para o Futuro”, o seminário proporcionou um espaço de discussão, reflexão, partilha de experiências e boas práticas, com um foco especial, nos desafios da transição digital.
O programa incluiu os painéis “Felicidade, Positividade e Motivação” e “Saúde Mental na Era Digital — Oportunidades e Desafios” e contou com as intervenções de oradores a nível nacional, das áreas da Medicina, Psicologia e Ensino.
Para o presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, a adesão ao Seminário é um “indicador do interesse do evento e, essencialmente, de uma sociedade mais sensível e desperta para estas matérias’.
Esta iniciativa, foi integrada nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, que ocorreu logo no início desta semana, no dia 7 de abril, a Câmara Municipal dá continuidade ao trabalho que tem desenvolvido no âmbito das questões da saúde mental.
O autarca aproveitou para deixar uma palavra de reconhecimento à equipa da Divisão de Recursos Humanos, “que tem sabido ler o momento e colocar em evidência estas matérias nestes momentos públicos de partilha e reflexão alargada e que são, afinal, a súmula de todo um trabalho de fundo, desenvolvido ao longo do ano, desde logo, dentro da nossa Organização”.
- Plano Municipal de Saúde e Bem-estar em curso
Ao abrir o Seminário, que se enquadrou no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Saúde de Qualidade, o vice-presidente e vereador da Área dos Recursos Humanos, Luís Miguel Calha, apresentou a comunicação “Ambientes de Trabalho Saudáveis”, com enfoque no Plano Municipal de Saúde e Bem-estar.
Este Plano tem como objetivos, humanizar a gestão de recursos humanos, atender às necessidades e problemas dos trabalhadores, de modo a encontrar soluções que se adaptem ao seu desenvolvimento e bem-estar, e a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.
O vereador também destacou várias ações internas que o Município tem desenvolvido nesta área, o programa de ginástica laboral “Mexa-se Bem no Trabalho”; além, de medidas de apoio em matéria de dependências, como o alcoolismo e consumo de outras substâncias, como a criação de uma linha de apoio à dependência e a realização de rastreios; o projeto de literacia em saúde mental “Calendários dos Afetos”; ações para assinalar várias datas comemorativas no âmbito da segurança e saúde; estímulo ao voluntariado; rastreios e diagnósticos anuais; campanhas de prevenção do cancro da mama, próstata e pele; ou ainda ações de formação profissional.
Luís Miguel Calha também sublinhou a campanha “Tua Saúde, Tua Idade”, que temo como objetivo, a sensibilização para a prevenção em saúde em várias idades, que está previsto para este ano.
Na área social, adiantou que o Município pretende lançar uma campanha com vista ao reaproveitamento de bens, que serão depois disponibilizados a toda a Organização.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito