Seixal vai retomar circulação no local onde foram encontrados vestígios arqueológicos
Vestígios encontrados condicionaram as obras na Arrentela. Especialistas dizem que escavações permitirão imaginar o passado histórico do local, durante a Época dos Descobrimentos, e não só.
O desvio de trânsito implementado na Av. da República, no Seixal, foi causado pela descoberta de vestígios arqueológicos na povoação da Arrentela. Enquanto decorre uma “avaliação” do Património Cultural, a Câmara informou que a circulação vai retomar a partir de 19 de agosto.
A tutela Património Cultural, I.P está a realizar uma avaliação que “deverá obrigar à realização de trabalhos de escavação arqueológica e conservação, situação que está a condicionar muito o progresso dos trabalhos.”, Lê-se no site da Câmara.
Tendo em conta o transtorno causado pelo desvio de trânsito na Av. da República, a autarquia decidiu repor as duas faixas de rodagem “a partir” do dia 19 de agosto.
Esta descoberta ocorreu no decorrer de obras de requalificação do núcleo urbano antigo da Arrentela e terá informações sobre o passado renascentista, e não só, daquela povoação.
O município informa que, até que seja permitido, os trabalhos públicos continuarão a decorrer noutras zonas do núcleo urbano.
Época dos Descobrimentos e Arrentela?
A Arrentela é referida em fontes documentais a partir do século XIV. Estes vestígios encontrados aparentam ser um conjunto de casas do pré-terramoto, assim como um forno oleiro (usado para a queima de objectos de cerâmica).
Foi encontrada também uma antiga muralha de proteção feita depois do terramoto de 1755, início do século XIX, para proteger a Arrentela das marés, assim como vários vestígios de construção naval da época dos Descobrimentos.
Alguns dos vestígios encontrados são pedras afeiçoadas com grande espessura e restos de madeira com a forma aproximada das peças que seriam utilizadas nas embarcações daquela época.
Estes vestígios permitirão saber mais sobre o passado daquele lugar.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito