DesportoSeixal

Seixal | Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira são Campeões do Mundo de Dança Desportiva

O par Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira alcançou o título de Campeões do Mundo de Dança Desportiva na 1.ª Edição dos CSIT World Dancesport Championships 2023.

O título foi alcançado na categoria de Master Senior 1 Ten Dance, no torneio que decorreu no passado sábado em Malmedy, Bélgica.

«Sérgio e Cátia começaram a dançar juntos em Fevereiro de 2007, tendo realizado o primeiro campeonato do par logo em Maio de 2007, e alcançando o 1.º lugar.

Desde então têm tido uma rápida progressão como dançarinos e como professores» refere o breve resumo do percurso deste par, divulgado pelo Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo (CRDM), onde se dedicam ao ensino das Danças de Salão.

«Competiram, até Abril de 2014, no escalão de Profissionais em Latinas e Modernas (Clássicas), pela A.P.P.D.S.I. (Associação Portuguesa de Professores de Dança de Salão Internacional), no World Dance Council. Tendo participado nos Campeonatos do Mundo e da Europa de Profissionais 10 Danças, em 2013.

Entre 2014 e 2023, competiram na WDSF Professional Division, pela FPDD (Federação Portuguesa de Dança Desportiva), onde em 2017 foram finalistas do Campeonato do Mundo de Profissionais Masterclass I Latinas e semi-finalistas do Campeonato do Mundo de Profissionais Masterclass I Standard.

Em 2018 fizeram história ao serem o primeiro par português a subir ao pódio num Campeonato do Mundo da WDSF, ao conquistarem a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Profissionais Masterclass I Latinas, no Luxemburgo, e novamente em Abril de 2019, ao serem o primeiro par a integrar o top 14 do Ranking Mundial de Profissionais Latinas e o primeiro par a integrar o top 20 do Ranking Mundial de Standard.»

O par conta actualmente com sete títulos de Campeões Nacionais nas vertentes de Danças Latinas, Danças Standard e Dez Danças e foram várias vezes vencedores da Taça de Portugal e vencedores do Circuito Nacional.

Desde de 2015 até 2019 que foram um dos pares integrantes da Selecção Nacional de Dança Desportiva, competindo nas competições internacionais de Latinas, Standard e 10 Danças.

Sérgio Lourenço é licenciado em Ciências do Desporto (ramo de Exercício e Saúde) pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Cátia Cerqueira é Mestrada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Especialista em Medicina Geral e Familiar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

12 Comentários

  1. Muitos Parabéns aos campeões. Continuação de sucesso.

  2. PARABÉNS AOS CAMPEÕES 👏👏👏👏👏👏👏

  3. Parabéns Campeões e continuação de muito sucesso. 👏👏👏