Seixal | Requalificação do passeio ribeirinho de Arrentela interrompida devido à descoberta de vestígios arqueológicos
A Câmara Municipal do Seixal informa que durante os trabalhos de reformulação do passeio ribeirinho de Arrentela e a requalificação dos espaços exteriores do núcleo urbano antigo de Arrentela, foram descobertos vários vestígios arqueológicos, quer no interior no núcleo, quer na Avenida da República.
Segundo a autarquia «esta situação levou a que a intervenção junto ao passeio ribeirinho sofresse algumas alterações, relativamente aos prazos de conclusão inicialmente previstos, uma vez que esses achados têm de ser comunicados às entidades responsáveis e, posteriormente, devidamente analisados.
A empreitada continua a decorrer noutras zonas, enquanto se aguarda pela autorização da tutela, nomeadamente do Património Cultural IP, para se prosseguir com os trabalhos na Avenida da República.»
Citado no comunicado enviado ao Diário do Distrito, o presidente da edilidade, Paulo Silva, explica que «estão a aparecer, dentro do núcleo urbano antigo, um conjunto de casas pré-terramoto, algumas caídas durante o terramoto de 1755.
Encontrámos também um forno oleiro, assim como a antiga muralha de proteção feita pós-terramoto e que serviu para proteger este lugar das marés. Além disso, continuamos a encontrar estruturas de grande dimensão, nomeadamente pedras de grande espessura, e ainda vários vestígios de construção naval da época dos Descobrimentos.
Prevê-se que apareçam muitos mais vestígios no desenrolar dos trabalhos, pelo que pedimos alguma paciência aos munícipes, pois alguns destes achados permitirão conhecer melhor a história deste lugar.»
No âmbito desta intervenção, o trânsito encontra-se cortado na Avenida da República, entre o entroncamento com a Avenida 6 de Novembro de 1836 (junto ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal) e o entroncamento com a Rua Pedro Álvares Cabral (junto ao Núcleo Naval), apenas no sentido Torre da Marinha-Seixal. No mesmo troço, no sentido inverso (Seixal-Torre da Marinha), a circulação rodoviária mantém-se. Os desvios de trânsito estão devidamente sinalizados.
Esta obra foi adjudicada pelo município pelo preço de 2.377,441 euros + IVA, com um prazo de execução de 730 dias, prazo esse que terá agora de ser alargado.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito